Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurológico progressivo, causado pela degeneração da substância negra, uma porção heterogênea do mesencéfalo que é responsável pela produção de dopamina, que acarreta no declínio da produção resultando em diversos transtornos motores. Esse desajuste acomete cerca de 1% da população com mais de 55 anos e esse índice ascende para 2,6% na população de 85 anos de idade. Os sintomas principais que o paciente apresenta são bradicinesia, tremor em repouso, rigidez muscular do tipo plástica e alterações posturais (OLIVEIRA, Audilene et al. 2020). De origem idiopática, porém acredita-se que fatores genéticos mais fatores ambientais associados com o envelhecimento natural, pode estar ligado com a aparição da DP na população mais idosa. A fisioterapia tem papel importante na reabilitação das limitações funcionais e cognitivas dos pacientes com DP (COSTA, Antônia et al. 2016). Programas fisioterapêuticos como a cinesioterapia, os exercícios respiratórios, a realidade virtual e fisioterapia aquática estão entre os tratamentos mais utilizados e trouxeram inúmeros benefícios aos pacientes como, por exemplo, melhora da marcha, da capacidade aeróbica, da mobilidade, do trabalho cognitivo; aumento do equilíbrio; diminuição da rigidez muscular e manutenção da independência funcional (CHRISTOFOLETTI, Gustavo et al. 2010; DIAS, Natalia et al. 2017; MOREIRA, Wagner et al. 2018). Objetivos: Discorrer intervenções fisioterapêuticas mais aplicadas na doença de Parkinson e seus benefícios. Métodos: foi realizada pesquisa bibliográfica de artigos científicos entre os anos de 2016 e 2020 nas seguintes plataformas PUBMED e SCIELO, através das palavras-chave: fisioterapia, doença de Parkinson, tratamento. Resultados: Obteve-se como resultado um total de 639 artigos, no qual 35 foram considerados relevantes para esta pesquisa, a partir da leitura dos resumos. Foram considerados como positivos artigos que apontam a fisioterapia atuando na DP diretamente, como negativos, o oposto a estes, que não informam, em seu resumo, o resultado buscado. Conclusão/Considerações finais: Mostrou-se que dentro do tratamento fisioterapêutico são mais aplicados fortalecimento muscular e estímulos cognitivos com auxílio da realidade virtual e foram efetivos em melhorar a força, o equilíbrio o psicológico e funções cognitivas de indivíduos parkinsonianos. Mantendo-os com o máximo de autonomia e independência funcional possível, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.