EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE VACINAS EM UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE EM FORTALEZA/ CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Layrla Carolina Nascimento Rodrigues
  • Co-autores
  • Ianca Horonato de Lima , Maria Aldaci de Paiva Costa , Janaina Lisboa
  • Resumo
  •  

    Introdução: A vacinação não constitui apenas proteção individual, significa também proteção coletiva, conquanto, a menor incidência de pessoas doentes, significa menor possibilidade de transmissão comunitária e seus agravos (pandemias).  Em 1973, por determinação do Ministério da Saúde foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de normatizar a imunização em nível nacional, antes organizadas em programas de controle de doenças. Atualmente, o PIN disponibiliza por intermédio do Sistema Único de Saúde(SUS), 27 tipos de vacinas de forma gratuita a toda população brasileira, de acordo com o preconizado pelo calendário de vacinação. O Brasil por meio da vacinação já erradicou diversas doenças de alcance mundial, como a varíola, sarampo e a poliomielite. (SANSONEM, et al., 2018). Objetivos: Descrever um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de atividades em educação em saúde com o foco nas vacinas.  Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante as aulas teórico-práticas da disciplina de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem, do Centro Universitário Fametro. O estudo foi realizado UAPS Virgílio Távora localizada na cidade de Fortaleza/CE, mesmo trata-se de uma Unidade de Atenção Primária Saúde, atividade foi realizada em Outubro de 2020. Durante as práticas, na ocasião os acadêmicos realizaram uma atividade em dois momentos dinâmicos, com o intuito de levar mais conhecimentos aos usuários de saúde em relação as vacinas. O primeiro momento foi realizado a “Dinâmica do dominó”, placas de papelão contendo imagens referente as lavagem da mão, onde os pacientes tinham que montar a sequência correta. No segundo momento foi feito a “Dinâmica dos mitos e verdades sobre as vacinas” onde continha várias afirmativas e os paciente tinham que mostrar se era verdade ou mentira. Resultados: Diante da atividade realizada, é possível sumarizar que os pacientes sabem a importância das vacinas e possuem interesse em aprender. Os discentes envolvidos no projeto conseguiram sanar as dúvidas que surgiram sobre vacinação e explicaram o quanto é importante. Desse modo, foi possível observar o empoderamento dos pacientes diante dos questionamentos provocados, assim como a desenvoltura dos mesmos. Desta forma, foi possível compreender a importância do profissional de enfermagem na educação em saúde para repassar informações e reinventar a forma do ensino. Conclusão/Considerações finais:  Conclui-se por intermédio desta experiência, que é de suma importância o esclarecimento de dúvidas e incertezas por meio de educação em saúde. Pois, estratégias como essa, possui forte colaboração para a auto avaliação do paciente, oportunizando-os para questionar e sanar dúvidas. Contudo, destaca-se a necessidade da realização de educação em saúde conjunta, de forma dinâmica, de igual modo. Referências: REIS, Nanni Moy; SEABRA, Brenda Favacho; ALMEIDA, Joseane Magalhães; MORAES, Josiane Silva de; SILVA, Lucas Vinicius Moraes da; OLIVEIRA, Matheus Barbosa de; RAIOL, Ianny Ferreira; MIRANDA, Shirley Aviz de; ARAðJO, Maria Rute de Souza. Inovações tecnológicas na relevância da vacinação no combate as doenças imunopreveníveis: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Amazônia, n. 40, p. 2-5, 21 fev. 2020. Revista Eletronica Acervo Saude. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2241.2020. SANSONEM,et al. As influências midiáticas na queda dos índices de vacinação no brasil. Revista das semanas acadêmicas da ulbra cachoeira do sul, 2018 Palavras-chave: Educação em saúde; Vacinas; Enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, Vacinas, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018