Introdução: Úlceras genitais representam uma síndrome clínica e manifestam-se como lesões ulcerativas erosivas, precedidas ou não por pústulas e/ou vesículas, acompanhadas ou não de outros sintomas. São classificadas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A presença de úlcera genital está associada a um elevado risco de transmissão e aquisição do HIV e tem sido descrita como a principal causa para a difusão desse vírus nas populações de maior vulnerabilidade; portanto, o diagnóstico e tratamento imediato dessas lesões constituem uma medida de prevenção e controle da epidemia de HIV. Dada a relevância do tema, detectou-se a necessidade da construção de uma tecnologia educativa. O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de procedimentos que visam "facilitar" os processos de ensino e aprendizagem com a utilização de meios e suas consequentes transformações culturais. Objetivos: Relatar a experiência da construção de uma tecnologia educativa como instrumento facilitador da identificação de IST que causam úlceras genitais. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educativa, tipo folder, realizada no mês de agosto de 2020, em Fortaleza-Ceará. A criação do folder se deu em dois passos: primeiro foi feito um resgate teórico na literatura sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) utilizando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (PCDT-IST) do Ministério da Saúde, diante disso, foi realizado um resumo sobre os principais características das IST que causam úlcera genital. A segunda parte da criação da tecnologia foi realizar o design, através do programa Photoshop. Foram selecionadas algumas imagens através do Google imagens para tornar o folder mais atrativo e ilustrativo. Resultados: A etapa de desenvolvimento do folder ocorreu em duas fases: (1) Embasamento científico para fundamentar o instrumento e (2) Construção do folder. Sendo assim, na primeira fase do estudo, foram analisadas as principais publicações disponíveis sobre de IST que causam úlceras genitais, as quais foram utilizadas no desenvolvimento do folder. Em sequência, na segunda fase, foi elaborada a arte do folder tendo o intuito de apresentar as informações de maneira completa, com uma linguagem fácil e em um formato dinâmico favorecendo a interatividade e contribuição no processo de aprendizagem. Foram abordadas as seguintes IST: Sífilis, Cancro Mole, Herpes, Donovanose e Linfogranuloma Venéreo. O folder educativo intitulado “Infecções Sexualmente Transmissíveis” aborda as IST que causam úlceras genitais e contem imagens das respectivas IST e suas características. A tecnologia educativa pode ser utilizada tanto para o ensino acadêmico de profissionais de saúde quanto para o público em geral durante ações de educação em saúde, pois favorece que estudantes profissionais de saúde e clientes vivenciem o processo ensino-aprendizagem de forma inovadora, transformando a obtenção de conhecimento em uma situação atrativas e ilustrativas. Conclusão/Considerações finais: Espera-se que a tecnologia educativa possa contribuir na identificação precoce de IST que causam úlceras genitais, para que assim seja realizado um tratamento imediato e de maneira adequada. Nesse contexto, anseia-se ainda que o instrumento colabore para as distintas consultas de enfermagem direcionadas à saúde da mulher, que também seja passível de ser utilizada por outras categorias profissionais responsáveis pelos processos de educação para a saúde, mas que principalmente, proporcione a autonomia dessas pacientes de identificarem essas IST, através da difusão desses conhecimentos científicos, por meio de tecnologias que as simplifiquem. Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020. REIS, Júnias Belmont Alves dos. O conceito de Tecnologia e Tecnologia Educacional para alunos do ensino médio e superior. UCDB. 2010. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_932.pdf>. Acessado em: 05 de setembro, 2020.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.