UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA GERAL E INORG NICA

  • Autor
  • Lorena Martins de Lima
  • Co-autores
  • Moisés Maia Neto
  • Resumo
  • Introdução: O ensino de Química é algo que necessita de compreensão de conceitos abstratos, podendo despertar dificuldade e desinteresse entre os alunos. Para isso, o uso de metodologias ativas pode ser apresentado como uma ferramenta que auxilie na construção do conhecimento, incentivando a interação e autonomia entre os estudantes (FERNANDES, 2013). Dentre as diversas metodologias ativas disponíveis atualmente, pode-se citar a aprendizagem baseada em problemas, avaliação por pares, design thinking, sala de aula invertida e gamificação. A gamificação utiliza elementos presentes em jogos para motivar os participantes a interagir com o conteúdo e outros participantes para resolver tarefas, aplicando fatores que envolvem a participação em produtos e serviços  (FERNANDES, 2013; Zichermann, 2011.). Dentre os principais elementos da gamificação, pode-se citar a recompensa, pontuação, ranking e feedback, com isso, a aplicação desses elementos ao ensino pode encorajar a reflexão sobre o conteúdo estudado de maneira divertida, de modo que o participante tenha suas habilidades testadas de modo progressivo enquanto se joga.  Objetivos: Com isso, o objetivo do trabalho é discutir a produção de atividades interativas, que incentivem a interação dos alunos com o conteúdo de Química pelo uso de elementos da gamificação a partir da plataforma Wordwall. Métodos: As atividades criadas foram produzidas com base nos conteúdos da disciplina de Química geral, onde foram utilizadas questões elaboradas pelo professor, como também questões próprias. Após a elaboração das questões, foi utilizada a plataforma wordwall, encontrada no endereço “https://wordwall.net/” para criar as questões interativas. Em relação aos modelos de questões interativas disponíveis para criação pela plataforma, estão disponíveis modelos de atividades como palavras-cruzadas, associar a palavra à definição, Whack-a-mole, corresponder a palavra faltante, quiz, entre outros. Os modelos utilizados foram o Whack-a-mole, no qual o aluno precisa acertar toupeiras que apresentam a resposta correta, mas caso o jogador escolha a toupeira com a resposta errada, ela será a única toupeira presente na tela por um curto período de tempo, com o objetivo de dar a chance para o jogador fixar aquela informação como errada e podendo acertá-la posteriormente, evitando também que jogadores que escolham as respostas de maneira aleatória não obtenham êxito. Esse modelo conta com vários níveis de pontuação, recompensando com maiores pontuações jogadores que não escolheram nenhuma toupeira errada. Caracteriza-se como obtenção de êxito a fase no qual o jogador conseguiu selecionar um determinado número de respostas corretas antes da contagem do tempo (dois minutos) zerar, com isso, caso o cronômetro chegue a zero sem que o jogador atinja o número  determinado de toupeiras com a respostas corretas será considerado sem êxito. Esse modelo conta com a possibilidade de ter grande variedade em respostas, permitindo a inserção de até 30 respostas corretas e 30 respostas incorretas, tendo uma interface intuitiva para ambos,  professor e aluno. A atividade conta com frases curtas de conteúdos de ácidos/bases e oxidação/redução, divididos em 5 fases no qual o número de respostas necessárias para obter sucesso no nível vai aumentando progressivamente, de maneira que, para obter sucesso é preciso fixar as informações apresentadas por repetição, contando com 10 respostas corretas e 10 respostas incorretas. O site tem a opção de adicionar o nome ao início do jogo, tornando possível ter controle de quais alunos estão participando das atividades, ao final, o site disponibiliza para o aluno qual foi a sua pontuação durante o jogo e quais foram as respostas corretas. Para o professor, o site disponibiliza um relatório completo de como foi o desempenho dos alunos de modo geral e individual , mostrando quais foram as questões com mais erros e qual a média de pontuação obtida por todos os alunos. Resultados:  Ademais, atividades interativas podem ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino da Química Geral e Inorgânica, pois o modelo utilizado tem carácter divertido e simples, contanto com feedback instantâneo. Contudo, para a corroboração da eficácia da aplicação de gamificação no ensino de Química Geral e Inorgânica, é necessário a realização de aplicações com feedback dos alunos. Conclusão/Considerações finais: O sucesso da implementação da gamificação depende de diversos fatores, tais como o contexto aplicado e fatores demográficos. Dessa maneira, a utilização da gamificação na educação ainda está em estado experimental, sendo necessárias mais experiências para a conclusão acerca de como esse modelo pode beneficiar o ensino . 

    Referências: 

    FERNANDES, A. M. D. R.; CASTRO, F. S. Ambiente de Ensino de Química Orgânica Baseado em Gamificação. 2013. 

    SILVA LEITE, B. Gamificando as aulas de química: uma análise prospectiva das propostas de licenciandos em química. Renote, v. 15, n. 2, 2018. 

    ZICHERMANN, G. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol: O'Reilly Media. 2011.

  • Palavras-chave
  • Gamificação; Ensino de Química; Educação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018