Introdução: O tratamento reabilitador de pacientes edentados parciais visa reestabelecer a função e estética do sistema estomatognático do indivíduo. Dentre as alternativas de reabilitação para pacientes parcialmente desdentados, há algumas opções de prótese parcial não convencionais, desenvolvidas com o intuito de aumentar o grau de satisfação e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos parcialmente edêntulos, em que há associação do tratamento com PPR e prótese parcial fixa, por meio de encaixes ou prótese retida por implante. Objetivo: Este estudo teve como objetivo abordar as vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações das próteses parciais removíveis a encaixe. Métodos: A busca para elaboração desta revisão de literatura, foi realizada na base de dados virtual Pubmed, scielo e BVS, no período dos últimos 5 anos, empregando as palavras chaves: “Removable partial denture”, “fitting prosthesis” e “rehabilitation”, sendo selecionados 8 artigos. Resultados: O tratamento realizado com o uso de prótese parcial removível a encaixe tem como finalidade promover a retenção e estabilidade do dispositivo protético, como forma de se obter bom funcionamento do sistema mastigatório e proteção das estruturas envolvidas. Além disso, tem o intuito de proporcionar ao paciente o uso de uma prótese estética, confortável e estável, sendo uma opção vantajosa sob o ponto de vista biológico, estético e biomecânico. Considerações Finais: Uma prótese parcial removível bem planejada associada a encaixes é uma opção viável de tratamento reabilitador, pois a PPR retida por encaixe, propicia resultado estético superior, transmissão adequada da carga mastigatória aos dentes pilares e excelente retenção.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.