Introdução: As restaurações estéticas de dentes estão em alta na odontologia atual, por restabelecerem também a função mastigatória e fonação. Estas restaurações visam devolver aos pacientes a estética perdida ou ausente em dentes anteriores, por meio de procedimentos minimamente invasivos com pouco desgaste dos tecidos dentários. As facetas em resina composta ou de cerâmica são os dois procedimentos que exigem menor sacrifício dentário e conseguem entregar a estética e a função de modo satisfatório. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade e características mecânicas das restaurações em facetas em resina composta e cerâmica. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, em que foi realizada uma pesquisa em busca de artigos na base de dados PubMed, utilizando os descritores “dental veneer”, "composite resin” e “ceramics”. Além disso, foi realizada uma busca manual por meio das referências dos artigos selecionados. Resultados: As facetas podem corrigir anomalias de cor, de forma, de estrutura, dentes mal posicionados e rotacionados, alterações congênitas e adquiridas, fraturas de coroa e defeitos abrasivos e erosivos, tanto em resina composta como em cerâmica. A escolha do material vai depender de cada situação clínica e se será realizada de forma direta ou indireta. Considerações finais: É possível considerar que as facetas cerâmicas e de resinas compostas apresentam-se como boas aliadas dos procedimentos restauradores estéticos, mas ambas possuem algumas limitações. Os resultados apresentados são positivos, principalmente se tratando de reabilitações referente a descolorações dentárias e formato dos dentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.