Introdução: As próteses totais sempre foram grandes aliados na reabilitação oral de pacientes edêntulos e, apesar da chegada de outros tipos de materiais reabilitadores, ainda é possível observar que existe um alto índice de utilização desses tipos de próteses. Entretanto, o uso prolongado dessas peças pode ocasionar alterações na região estomatognática, como alterações no paladar. A importância do paladar reside no fato de que ele permite ao indivíduo, selecionar substâncias específicas de acordo com os seus desejos e, frequentemente, de acordo com as necessidades metabólicas. Objetivo: Avaliar, por meio de uma revisão de literatura, a associação do uso de próteses totais e a alteração nos paladares dos pacientes. Métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos na base de dados PubMed, com os seguintes descritores: “Prothesis”, “Taste” e “Patients”, entre os anos de 2011 a 2021, sendo selecionados 6 artigos para esta revisão de literatura narrativa. Resultados: Foi possível observar que há uma relação entre a utilização de próteses totais e a perda paladar, possivelmente por causa da falta de contato entre o palato e a língua nessas reabilitações orais. Considerações finais: Portanto, baseado nos estudos avaliado, é possível compreender que existe uma variação entre uma provável ligação entre os a utilização de próteses totais com casos de alteração na capacidade gustativa. As próteses totais podem diminuir a percepção do paladar, especialmente, para o sabor amargo, mas outros estudos evidenciaram que esses tipos de dentaduras melhoram a qualidade da salivação e, por conseguinte, melhoram a percepção do paladar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.