Introdução: Os dentes anteriores são alvos importantes na estética do sorriso, por isso, apresentam grande necessidade de reabilitação em situações em que a harmonia seja prejudicada. As resinas compostas representam um importante material para o tratamento reabilitador de dentes anteriores por serem capazes de reproduzir a anatomia desejada e apresentarem aspecto estético próximo ao natural. Objetivo: Discutir, por meio de uma revisão de literatura, acerca do Compósito Resinoso como opção de tratamento para dentes anteriores, destacando suas propriedades mecânicas, estéticas, suas vantagens e desvantagens, indicações e contraindicações, bem como comparações com outros tipos de materiais. Métodos: Foi realizada uma busca nos portais eletrônicos PubMed e SciELO a partir dos descritores: “Composite Resins”, “Dentistry” e “Dental Veneers”, publicados entre 2016 e 2021, sendo selecionados o total de 6 publicações. Resultados: As facetas em resina composta são excelentes opções de tratamento em casos de insatisfação com o sorriso. Casos como anomalias, traumas, diastemas e irregularidades são indicações para facetas, já que são capazes de restaurar e reestabelecer forma e função do sorriso de forma natural e eficaz. Suas principais vantagens são o desgaste mínimo e o baixo custo, no entanto, apresenta como desvantagem a necessidade de manutenção. Considerações finais: As facetas em resina são indicadas em casos gerais de desarmonia do sorriso, podendo restaurar forma e função. Seus resultados estéticos são favoráveis, aproximando-se muito do natural e suas propriedades mecânicas são eficazes, são capazes de suportar às cargas mastigatórias no meio bucal, trazendo segurança e estabilidade para os pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.