Introdução: O ozônio tem o potencial de estimular a resposta inflamatória do organismo, assim como a circulação sanguínea. Sua aplicabilidade na odontologia é diversa, sendo mais comumente comentado para uso em pós cirúrgicos e remoção de placa e biofilme, por seu efeito antimicrobiano e cicatrizante. Objetivo: Analisar as possibilidades do uso da terapia com ozônio na odontologia. Métodos: Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed e Ebsco host, além de buscas manuais, utilizando os descritores: “Ozone therapy”; “Dentistry” e “Application”, nos idiomas portugues, inglês e espanhol. Resultados: O ozônio produz oxidação letal no protoplasma bacteriano, pois faz uma alteração da membrana por ozonólise de ácidos graxos insaturados da parede bacteriana, tornando-se microbicida, bactericida, virucida, fungicida e parasiticida. Além de possuir propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, biocidas/antimicrobianas, estimulador da oxigenação tecidual, o ozônio vem sendo utilizado em um grande número de indicações médicas, e em diversos segmentos da área da saúde, a exemplo a odontologia. Pode ser eficaz em reduzir sensibilidade em pacientes que possuem hipomineralização, pois pode remineralizar os dentes e reduzir por um período maior a sensibilidade, em comparação quando utilizado flúor. Não demonstrou ser eficaz na prevenção da cárie. A terapia com água ozonizada durante o tratamento periodontal não cirúrgico reduz a placa bacteriana. Considerações finais: Resultados promissores foram encontrados mostrando sua aplicabilidade no âmbito odontológico, principalmente como adjuvante em terapias já estabelecidas, apresentando grandes vantagens quando utilizado como suporte para tratamentos convencionais como a cárie dentária, procedimentos periodontais e tratamentos cirúrgicos.
Palavras-chave: Ozone therapy; Dentistry; Application.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.