Introdução: O programa de monitoria acadêmica serve como ferramenta de aprendizagem,
que complementa e auxilia na produção e compreensão do conhecimento universitário, pois
estabelece práticas inovadoras e experiências pedagógicas que visem sedimentar o
conhecimento da teoria com a prática. Foram necessárias adaptações das estratégias utilizadas
neste ano de pandemia para manter o mesmo nível de engajamento dos anos anteriores.
Objetivo: Relatar a evolução e estratégias utilizadas para fortalecer os conhecimentos
ministrados pelos professores das disciplinas por meio de momentos teóricos e práticos,
mesmo durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Foram realizadas buscas de artigos em
plataformas digitais como EBSCO Host, BVS e Scielo, utilizando as palavras-chave:
“monitoria”, “pandemia” e “ensino-aprendizagem”, para se obter embasamento científico que
fundamentasse a utilização das estratégias abordadas. Resultados: Fundamentada por
embasamentos científicos, é notável que as atividades práticas desenvolvidas em modelos,
manequins e dente de estoque, propiciam familiaridade com materiais odontológicos,
utilizados no passo a passo da confecção de uma prótese parcial removível. No período
pandêmico foi necessário utilizar ainda mais as plataformas digitais, facilitando a
comunicação, disponibilização de materiais, networking, além de fortalecer e aprimorar
conhecimentos e habilidades. Considerações finais: A monitoria promove uma melhor
aquisição de conhecimentos, contribuindo com um raciocínio mais acelerado, aperfeiçoando a
destreza manual dos alunos, com a aplicação do conhecimento adquirido ao longo das aulas e
monitorias. Mesmo durante a pandemia, foi possível realizar um trabalho de excelência, muito
semelhante aos anos anteriores.
Palavras-chave: Odontologia; Monitoria; Ensino; Pandemia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.