A UNIVERSIDADE NA ESCOLA: INTERVIVÊNCIAS ENTRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS E ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA

  • Autor
  • Áurea Messias de Jesus
  • Co-autores
  • Daniela Freitas Borges , Ana Paula Santos da Silva , Rivia Arantes Martins , Adriana Andrade Ruas , Ayonara Cristina da Silva
  • Resumo
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    Introdução: Tendo em vista que projetos de extensão são processos acadêmicos que melhoram a comunicação, humanização e a troca de conhecimentos científicos, sendo indispensáveis na formação dos estudantes, na qualificação dos professores e no intercâmbio com a sociedade. O crescimento pessoal e intelectual dos docentes, discentes envolvidos e da comunidade pode se tornar uma ferramenta importante em busca de uma ação cidadã para superar as situações de desigualdade e de exclusão existentes no Brasil. A educação nos últimos anos tem acompanhado também a tecnologia dentro das escolas. Nota-se a preocupação em investir nos recursos tecnológicos por parte dos governantes de nosso País, com o propósito de melhorar o desempenho do professor e também a aprendizagem dos alunos em escolas públicas. Relata Rodrigues (2009), a importância da utilização da tecnologia no ambiente escolar é indiscutível, tanto no sentido pedagógico como no social. É uma realidade da qual não se pode fugir e que tende a aumentar cada vez mais com a criação e diversificação dos softwares, bem como a ampliação das áreas em que podem ser aplicadas dentro da educação. Hoje em dia existem inúmeros tipos de softwares direcionados para diversas áreas, dentro da educação não é diferente, há uma série de opções e cabe ao corpo docente, por meio de um estudo prévio, elaborar um planejamento com base nos objetivos que se pretendem alcançar, buscando os programas que mais contribuirão para tal finalidade. Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão voluntário, ocorrido no segundo semestre de 2019, desenvolvido por professores e alunos  da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Campus Ituiutaba,  em parceria com duas escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Minas Gerais. Objetivo: O objetivo do  projeto de extensão foi auxiliar no funcionamento dos laboratórios de informáticas, facilitando o acesso do corpo discente e docente e contribuir para  a  interação interdisciplinar entre os conteúdos básicos comum do Ensino Fundamental e Médio entre professores, alunos e os dispositivos de informática. Metodologia: A metodologia do projeto de extensão foi dividida em três etapas. A primeira etapa consistiu na selação dos alunos colaboradores e voluntários da Universidade para participarem do projeto. Na segunda etapa foi ofertado um curso de capacitação do Linux Educacional para alunos e professores integrantes do projeto de extensão. Ainda nessa etapa os aplicativos foram selecionados e implementados, e um curso de capacitação ministrado para professores e alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Na terceira etapa os laboratórios de informática de duas escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual iniciaram seu funcionamento.  Resultados e Discussão: Os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto de extensão, foram satisfatórios, visto que possibilitou aos integrantes do projeto um aprendizado interdisciplinar. É importante ressaltar que durante o desenvolvimento do projeto alguns pontos com aspectos positivos e também negativos foram encontrados. Como aspectos positivos podemos salientar a facilidade de acesso dos discentes aos laboratórios de informática e a inclusão digital e social entre os estudantes. A prática do conhecimento teórico adquirido no campo da informática e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares dos conteúdos básicos comuns (CBC) com recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, foram os aspectos cuminantes para o sucesso do projeto desenvolvido. Os aspectos negativos tem muita relação com a falta de comunicação entre coordenador do projeto, a supervisão escolar e integrantes do projeto, problema este que dificultou melhores resultados durante a execução do projeto. A necessidade de um acompanhamento mais rigoroso sobre as frequências dos colaboradores do projeto também é destacado como um ponto negativo. Apesar dos bons resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, o mesmo não teve continuidade em decorrência da pandemia do coronarívus (COVID-19). Considerações finais: Diante de todas as informações contidas neste projeto podemos concluir que esse semestre serviu como uma escada para aprimorar conhecimentos. Podemos dizer que obtivemos exelentes momentos de ensino e apredizagem, onde os alunos elogiaram bastante o trabalho desenvolvido e pediram para que ver a possibilidade da continuidade do projeto nos semestres seguintes. Foi muito gratificante ver o brilho nos olhos dos estudantes ao visualizarem nas telas dos computadores, uma maneira diferente de aprender os conteúdos disciplinares ministrados na sala de aula. A troca de conhecimentos durante o desenvolvimento do projeto foi muito gratificante, e fez tudo valer a pena. Concluímos então que o há enorme interesse na continuação do projeto com ações futuras na mesma linha de atuação.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão Digital; Laboratório de Informática; Práticas Pedagógicas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
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  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
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  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral 
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues

 

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018