Introdução: Nos últimos anos tem crescido a busca por procedimentos estéticos. No entanto, ainda não há um material preenchedor ideal, ou seja, aquele que é biocompatível, não causa inflamação e possui uma boa longevidade. Ainda existem muitas reações adversas ocasionadas pela aplicação desses preenchedores e o ultrassom de alta frequência tem sido uma excelente ferramenta para o acompanhamento dessas aplicações. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a utilização da ultrassonografia na avaliação e acompanhamento dos procedimentos de preenchimento dérmico e suas reações adversas. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura em que foi realizado uma pesquisa nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave: “preenchimentos dérmicos”, “radiografia” e “ultrassom de alta frequência”. Após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão e de uma leitura aprofundada obteve-se uma amostra de 6 artigos dos últimos 10 anos. Resultados: Da amostra final dos artigos 3 tratavam-se de relatos de casos, 1 estudo in vivo e 2 estudos transversais. O ultrassom de alta frequência provou ser uma ferramenta útil para obter imagens não invasivas da pele e do tecido subcutâneo, sendo assim, é útil para a avaliação e diferenciação dos preenchedores de tecido mole. Considerações finais: Portanto, o método de ultrassonografia para a avaliação dos preenchedores dérmicos é eficaz e sua utilização durante a aplicação é capaz de prevenir complicações. Com o uso dessa ferramenta espera-se um aumento dos relatos de caso e, em contrapartida uma melhora na avaliação dos casos em que houver reações adversas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.