Introdução: A atenção primária à saúde (APS) constitui-se em estratégias de promoção e prevenção à saúde, sendo visado o indivíduo e o coletivo de forma singular, podendo gerar uma colaboração integral e continuada. Uma das finalidades da mesma é levar o cuidado com a saúde mais próximo à população, por meio da estratégia de saúde da família (ESF), podendo assim proporcionar uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente familiar. A atenção primária segue os princípios e diretrizes que regem o sistema único de saúde (SUS), sendo alguns deles a equidade, universalidade, integralidade, participação da comunidade e a descentralização, tendo como alvo a comunidade a fim de reduzir os agravos à saúde. Dentro da unidade de atenção primária à saúde (UAPS) são desenvolvidas diversas ações, como: grupos de orientações para diversas patologias, salas de espera, visitas domiciliares, ações nas escolas, praças e empresas. Sendo todas essas estratégias educativas e assistenciais disponíveis para a população inserida na extensão territorial coberta pela unidade de saúde. Dentre o trabalho realizado, destaca-se as salas de espera na qual podem ser executadas por estagiários ou profissionais de saúde, por meio de temáticas a serem abordadas de acordo com a demanda da unidade, sendo direcionadas para o público que se encontra à espera de algum atendimento naquele momento ou demais serviços. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do estágio fisioterapêutico supervisionado na atenção primária a saúde sobre as salas de espera e sua estratégia no processo de educação em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, classificado como relato de experiência, baseado nas vivências de alunas sobre duas salas de espera planejadas e realizadas durante período de estágio acadêmico em uma unidade de saúde localizada na cidade de Fortaleza-CE no ano de 2021. Foram realizadas salas de espera sobre Covid-19 e Hanseníase, sendo confeccionados panfletos, cartazes e banner. Os materiais englobaram uma visão geral sobre as temáticas, incluindo sinais e sintomas, causas, tratamento, prevenção e curiosidades, ao final foi dado uma oportunidade para solucionar as dúvidas. A dinâmica foi exposta em todos os ambientes presentes na unidade, por inúmeras vezes até contemplar o maior número de ouvintes que estivessem no local. Todo o conteúdo desenvolvido foi baseado em artigos científicos encontrados após buscas em plataformas e bases de dados. Resultados e Discussão: O público que participou das salas de espera era composto, em sua maioria, por usuários da própria unidade de saúde, apresentando uma vasta pluralidade de faixas etárias, classes sociais, crenças e costumes culturais. Durante a aplicação da atividade educativa foi relatado pelos participantes diversas demandas, vivências e dúvidas. Conhecimentos e experiências foram trocados entre uma dinâmica e outra, gerando interação do profissional com o público. A experiência ocasionada pela sala de espera, proporcionou as alunas um maior entendimento sobre as temáticas que foram apresentadas, um melhor desempenho ao falar em público, uma postura mais adequada e ao mesmo tempo um maior exercício na aplicação da humanização dentro do serviço. Essas vivências puderam propiciar às acadêmicas uma melhora do nervosismo e de sua percepção quanto à deficiência de informações que a comunidade pode apresentar em diversos assuntos relacionados à sua saúde. Partindo da visão das estagiárias, essas atividades proporcionaram práticas de prevenção e promoção a saúde que possibilitaram uma melhora na qualidade de vida, redução dos agravos em saúde e uma maior disseminação de informações corretas sobre as patologias entre a população. De acordo com a literatura, a utilização da sala de espera é uma estratégia relevante para orientar, prevenir e promover saúde. Contundo, a mesma é pouco explorada pelos profissionais e estagiários e contém muitas dispersões. Diante do exposto, seria de suma importância uma maior aplicação de salas de espera dentro das unidades de saúde, sobre diversas temáticas pertinente ao público da comunidade, contanto que sejam realizadas com o auxílio de recursos mais dinâmicos e lúdicos
que reduzam as distrações dos usuários. Considerações finais: A vivência relatada contribuiu para formação acadêmica e profissional das estudantes, pois propiciou uma melhor oratória, desenvoltura e experiência frente a situações na qual foram expostas. E um maior conhecimento sobre os conteúdos contemplados. Percebeu-se uma grande carência de informações a respeito de cuidados individuais e coletivos à saúde, evidenciando assim uma importância na disseminação de informações verídicas e com uso de recursos mais lúdicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.