A pneumovagina se caracteriza pela presença contínua ou intermitente de ar no canal vaginal, podendo desencadear infecções no trato reprodutivo do animal. Traumas no trato reprodutivo de éguas está dentre as principais causas associadas ao desenvolvimento de pneumovagina. A vulvoplastia tem como objetivo a reconstrução da comissura dorsal da vulva. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma égua, da raça quarto de milha, pesando 370 quilos, de quatro anos que foi submetida a vulvoplastia para correção de pneumovagina. No exame clínico o animal encontrava-se com uma boa conformação corporal e parâmetros vitais dentro da normalidade. Por meio da inspeção da vulva, vestíbulo e vagina, foi diagnosticada uma laceração perineal de segundo grau. O procedimento cirúrgico foi realizado a campo com o animal em estação contido fisicamente em um brete devidamente adaptados para equinos. A assepsia prévia foi realizada com solução de clorexidina 2%. Para sedação foi utilizado 0,8 mL de detomidina 1% (20 ug/Kg), via intravenosa. Na manutenção anestésica foi feito 1,5 mL de detomidina 1% (20 ug/Kg) e 2 mL de morfina (0,1 mg/Kg), diluídos em 1 litro de solução ringer com lactato, via IV. Para anestesia local foram infiltrados 3 mL de cloridrato de lidocaína (7mg/Kg)em cada lábio vulvar e na comissura dorsal da vulva. Após cinco minutos da anestesia local foi removido uma tira de mucosa (aproximadamente 0,6 cm) na junção muco cutânea de cada lábio vulvar desde a comissura dorsal até um nível abaixo da base óssea da pélvis. Após a remoção das mucosas, começou a sutura, que foi feita com fio de nylon 2.0 com pontos isolados simples. Os pontos foram retirados após sete dias. O pós-cirúrgico constou de aplicação de 20 mL de penicilina (8.000 UI/kg), IM, SID e 10mL de maxicam (0,6 mg/kg), IM, SID, durante cinco dias. A pneumovagina é a consequência de infecção uterina mais comum, expondo sucessivamente o útero a agentes contaminantes e irritantes, facilitando o estabelecimento de uma endometrite. Segundo a Resolução nº 877, de 15 de fevereiro de 2008, a vulvoplastia em equinos requer sedação, utilização de antibióticos e analgésicos, bem como anestesia local. O animal aqui relatado apresentou boa recuperação estética e funcional, com a técnica cirúrgica utilizada, que se mostrou de fácil execução, com boa cicatrização e sem demais complicações no pós-cirúrgico. O animal aqui relatado apresentou boa recuperação estética e funcional, com a técnica cirúrgica utilizada, que se mostrou de fácil execução, com boa cicatrização e sem demais complicações no pós-cirúrgico. Ao final deste relato, podemos concluir que cirurgia corretiva se mostrou benéfica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.