Introdução: O torus oral decorre de causas multifatoriais, sendo a genética um deles, e tem ligações diretas com fatores ambientais, funcionais e nutricionais, sendo as desordens temporomandibulares as mais presentes, podendo gerar uma sobrecarga na ATM. Objetivo: Buscou se analisar o torus oral e sua correlação com a disfunção temporomandibular, e se a presenças dessas exostoses afetam o bom funcionamento estomatognático.Métodos: Trata se de uma revisão de literatura de origem narrativa, foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, BVS, e Google Acadêmico utilizando as seguintes palavras chaves: “Bruxism”, “Mandibular torus”e “Temporomandibular disorders” . Foram adotados critérios de inclusão como: estudos originais publicados em inglês, publicados nos anos de 2016 a 2021, ensaios clínicos realizados com seres humanos e os seguintes critérios de exclusão: teses e dissertações, texto integral não disponível e estudos in vitro.Resultados: foram mapeados 629 artigos, que quando aplicados os critérios de inclusão e exclusão como: a leitura dos títulos, ano de suas publicações, tipo de estudo, restaram de seleção inicial 26 artigos, posteriormente, os artigos foram lidos de forma completa o que totalizaram sete estudos.o que a literatura relatou que há correlação de torus oral e DTM.Considerações Finais: Apesar de origem complexas e multifatoriais, o torus oral é provindo de origem hereditária, sendo o fator principal para diagnóstico níveis de estresses oclusais aos pacientes portadores de disfunção temporomandibular, visto que a principal causa em pacientes geneticamente predispostos, são as desordens temporomandibulares.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.