Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo é uma situação permanente e não há cura, mas a intervenção precoce pode suavizar os sintomas, melhorar a cognitiva desses pacientes e inclusive, estudos que apontam que esse diagnóstico feito precocemente, tem o potencial de impedir completamente a manifestação do transtorno. Objetivo: Esclarecer a importância de um diagnóstico precoce para promover estimulações em um momento em que o cérebro da criança possui maior neuroplasticidade. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, em que foram realizadas buscas nas plataformas PubMed e EBSCOHost, com os descritores: “Autism”, “Neuronal Plasticity” e “Early intervention”, sendo selecionados oito artigos para compor o estudo. Resultados: As intervenções comportamentais intensivas precoce são um meio de prevenir e tratar o autismo, diluindo os efeitos prejudiciais dos fatores de risco genéticos e ambientais no desenvolvimento biológico e comportamental do autismo. Entender o projeto de intervenção precoce ajudará na união de abordagens comportamentais para o tratamento, identificando os pontos comuns para resultados necessários. Considerações Finais: É de extrema importância que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista venha de forma precoce, garantindo um maior desenvolvimento ao indivíduo. O diagnóstico precoce também implicará em uma escolha mais assertiva em relação ao tratamento escolhido para as áreas que se integram nesse tratamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.