A ruptura do ligamento cruzado cranial em cães (RLCCr) é uma das principais causas de claudicação, podendo ser de origem traumática ou degenerativa. O tratamento dessa afecção é cirúrgico, onde se utiliza alguma técnica de estabilização do joelho acometido. A técnica osteotomia niveladora do platô tibial (TPLO) é uma das mais usadas, e consiste em realizar uma osteotomia para alterar o ângulo de inclinação do platô tíbia para corrigir o deslizamento do côndilo do fêmur, assim diminuindo a instabilidade da articulação. O presente trabalho teve como objetivo relatar o uso da técnica de TPLO no tratamento cirúrgico de um cão de 40 kg, atendido em uma clinica veterinária particular de fortaleza, acometido por RLCCr (ruptura do ligamento cruzado cranial). Um cão macho, da raça Pitbull, com 40kg, de aproximadamente 2 anos de idade, foi levado ao Hospital Veterinário Vet Doctor apresentando dificuldade para apoiar a perna direita no chão, além de demonstrar sinais de dor ao tentar tocar o chão. Após o diagnóstico positivo para insuficiência do ligamento cruzado cranial (RCCr) e exames pré- operatórios que indicavam que ele estava apto para ser operado, o ortopedista veterinário planejou o procedimento através do programa de software denominado "VPOP". Após o planejamento, o paciente foi submetido á cirurgia ortopédica conhecida como „Osteotomia e Nivelamento do Platô Tibial (TPLO)?. Neste relato de caso, o paciente teve completa recuperação da articulação do seu joelho direito, assim como foi confirmado em outros relatos que utilizaram a técnica descrita no presente trabalho.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.