Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurológico progressivo, que tem como característica principal a degeneração da substância negra. Tal degeneração resulta na diminuição da produção de dopamina, gerando sintomas que acometem principalmente a parte motora dos portadores. Os principais sinais são: tremores em repouso, rigidez muscular, bradicinesia, sendo estabelecido o diagnóstico com a presença de dois destes sinais. A doença é predominante em todo o mundo, afetando pessoas de ambos os sexos, atingindo mais os idosos. O quadro clínico geralmente tem início entre os 50 e 70 anos. Assim, a fisioterapia promove grandes benefícios na DP, ao incluir exercícios de alongamento, fortalecimento, marcha, mobilidade, equilíbrio, relaxamento e exercícios respiratórios. Em ambiente aquático, a fisioterapia utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos resultado da imersão do corpo em piscina aquecida. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar os efeitos da hidroterapia em pacientes portadores da doença de Parkinson e verificar seus respectivos resultados. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas plataformas PEDRO, PUBMED E SCIELO, corte temporal dos últimos 10 anos, utilizando os descritores em saúde: Parkinson, parkinson’s disease, hydrotherapy, randomized clinical trial. Foram inclusos estudos com paciente diagnosticados com DP, de qualquer idade e sexo, estudos randomizado, em inglês ou português e com a fisioterapia no tratamento sendo abordada. Como critérios de exclusão foram os artigos não randomizados, literatura cinzenta, artigos fora da temática tratamento e paciente com outras patologias associadas. Resultados e Discussão: Foram obtidos 14 artigos que realizassem tratamento de parkinsonianos em ambiente aquático. Torna-se evidente que a hidroterapia muito contribui para a melhora do equilíbrio, da instabilidade postural, relaxamento muscular e diminuição do risco de quedas, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos portadores. Dos 14 estudos, 5 apresentaram como propósito geral, avaliar os efeitos da hidroterapia e suas possibilidades de melhora na qualidade de vida desses pacientes, evidenciando a eficácia da fisioterapia aquática (FA) nos portadores da síndrome. Neste estudo, foi possível verificar que a FA resulta em uma melhoria significativa desses pacientes, contribuindo na melhora da capacidade funcional, do equilíbrio, da marcha, além de contribuir com o aperfeiçoamento das funções motoras, diminuição do quadro álgico, beneficiando a independência funcional desses indivíduos. Considerações finais: A Fisioterapia aquática - hidroterapia, é um tratamento eficaz no tratamento para melhora da qualidade de vida dos pacientes que possuem a síndrome de Parkinson.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.