Introdução: As fóssulas e as fissuras oclusais são regiões anatômicas retentivas com alto potencial para desenvolver a doença cárie. Relatos mostram que a maioria dos casos de cárie em dentes posteriores se dão nessas regiões, com isso selar essas áreas retentivas com auxílio de um selante previne o desenvolvimento de cáries. Contudo, alguns fatores, como a presença da saliva durante a aplicação do selante, podem comprometer a eficácia desse selamento. Dessa forma, foram desenvolvidas técnicas e criados materiais com a finalidade de amenizar esses erros e aumentar a efetividade desse selamento, dentre essas técnicas e esses materiais tem-se a aplicação do adesivo como intermediário para auxiliar na adesão do selante ao esmalte dentário, aumentar a retenção e evitar infiltrações. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica a respeito do desempenho clínico dos selantes resinosos com aplicação prévia de adesivo autocondionante. Metodologia: Foi realizada nas bases Medline e PubMed, utilizando as palavras-chaves: assessment, sealants, application, adhesive. Foram encontrados 102 artigos publicados nos últimos 10 anos. Foram selecionados 8 artigos incluindo estudos clínicos de língua inglesa e portuguesa. Excluindo artigos que fugissem ao tema, se repetissem, revisões e relatos de caso. Resultados parciais e Discussão: Foi analisado que a aplicação prévia do adesivo ao selante pode aumentar a adesão do selante ao dente, aumentar a retenção, promover uma adaptação marginal interna e externa e reduzir micro infiltrações. Esses resultados se mostraram positivos em alguns estudos já em outros a aplicação do adesivo não apresentou resultados satisfatórios em relação adesão, retenção, adaptação marginal e a micro infiltração. Considerações finais: É necessário mais estudo a respeito do uso prévio do adesivo ao selante visto que não há ainda um consenso se ele de fato vai conferir adesão, retenção, adaptação marginal e evitar micro infiltrações.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.