Introdução: O microbioma intestinal é formado por centenas de diferentes tipos de bactérias, sendo estas essenciais para a saúde, exercendo um papel fundamental no metabolismo, função cerebral e resposta imune. Porém, sabe-se que no decorrer da vida a função do sistema imunológico degrada-se com a idade e isso pode levantar a hipótese de que, em pessoas mais velhas, o microbioma intestinal sofra alterações. Objetivo: Avaliar as manifestações acometidas na saúde do idoso associados ao microbioma intestinal, influenciadas por fatores contribuintes decorrentes do processo de envelhecimento humano. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, por meio bases de dados PUBMED, SCIELO e periódicos da CAPES, com corte temporal entre 2012 a 2021, sendo selecionados para o objeto desse estudo 9 artigos. Resultados: Vários estudos mostraram alterações no microbioma intestinal e os agravamentos dessas manifestações na saúde do idoso. Foram encontradas associações dos desequilíbrios da microbioma intestinal com estado inflamatório, prejuízos na função cognitiva, aumento da permeabilidade intestinal e alterações imunológicas como as principais manifestações que podem surgir com a presença da disbiose no envelhecimento. Outros estudos mostraram que a alimentação pode auxiliar na regulação e manutenção do microbioma intestinal. Considerações finais: As mudanças associadas ao envelhecimento comprometem significativamente o estado de saúde e aumentam o risco de doenças crônicas no idoso, como é o caso das alterações na microbioma intestinal, assim uma modulação alimentar do microbioma pode oferecer uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento saudável.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.