Introdução: As fissuras labiopalatinas são as malformações congênitas mais prevalentes durante o nascimento, elas acontecem durante a fase embrionária onde não há um desenvolvimento normal da formação dos tecidos, gerando uma má formação dos lábios,palato e nariz. A presença de fissuras labiopalatinas permitem que ocorram em alta frequência a formação de anomalias dentárias que trazem consigo problemas na fonação, problemas estéticos e mastigatórios e ainda podem dificultar no momento do atendimento odontológico. Objetivo: O respectivo trabalho tem como objetivo conferir a literatura para se obter informações sobre a incidência de anomalias dentárias em pacientes não sindrômicos com fissuras labiopalatinas. Metodologia: Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed e BVS,utilizando os seguintes descritores:“Prevalence”, “Tooth Abnormalities”, “Cleft Palate”. Os artigos selecionados para esta revisão de literatura tiveram como critérios de inclusão foram: artigos que respondiam a pergunta norteadora e estudos realizados nos últimos 5 anos. Já os artigos que foram selecionados como critérios de exclusão foram: revisões, artigos, teses, dissertações, resumos de eventos e repetidos. Resultados: Foram selecionados 14 artigos que apresentaram resultados relevantes para o tema proposto. Foi possível observar que os pacientes fissurados estão mais propensos a apresentar anomalias dentárias que estão incluídas as agenesias, hipodontias, microdontias, dentes supranumerários, hipoplasias, dentes ectópicos e anomalias morfológicas de dentes em forma de pino. Os estudos mostram que as anomalias ocorrem em maior quantidades em individuos do sexo masculino e que o dente mais acometido é o incisivo lateral superior, estudos mostraram ainda uma maior ocorrência de anomalias em fendas labiopalatinas unilaterais. Considerações Finais: Pacientes com fissuras labiopalatinas vão apresentar anomalias dentárias em maior quantidade quando comparada com a população sem fissuras labiopalatinas, a anomalia que obteve uma maior incidência entre os fissurados foi a agenesia e cabe ao cirurgião reconhecer a melhor forma de reabilitar esses pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.