Introdução: Os alimentos geneticamente modificados foram criados de modo a melhorar a qualidade dos alimentos, a composição nutricional, assegurar uma maior durabilidade nas prateleiras e aumentar a resistência a pragas, porém pesquisas demonstram que a modificação genética pode acarretar algumas doenças como alergias e até câncer. Portanto, para que a sociedade possa escolher entre um alimento modificado ou não, é necessário a informação no rótulo dos produtos através da letra “T” em caixa alta dentro de um triângulo equilátero amarelo. Objetivo: Demonstrar a necessidade da informação de Organismos Geneticamente Modificados (OMGs) nos rótulos dos alimentos. Métodos: Assim, o presente artigo foi desenvolvido através de revisão de literatura que retratava sobre o direito à informação dos alimentos transgênicos, foram analisados artigos científicos, revistas, anais e a legislação brasileira. Resultados: Com isso, percebeu-se a importância da identificação dos alimentos transgênicos e uma maior intensificação nas pesquisas quanto a estes produtos que estão de forma demasiada nas prateleiras, porém ainda não se sabe todos os riscos que podem ocasionar. Considerações finais: A pesquisa demonstra que há normas que regulamentam o direito à informação em rótulos dos alimentos que sejam geneticamente modificados, há riscos de alergias e câncer ao consumir alguns alimentos transgênicos e é necessário a identificação desses alimentos através da simbologia “T” em caixa alta 100% preto dentro de um triângulo equilátero com fundo interno 100% amarelo (se em preto e branco, o fundo deverá ser 100% branco).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.