A graduação em Arquitetura e Urbanismo (AU) inclui disciplinas voltadas para projetos arquitetônicos, de interiores, paisagísticos e projetos urbanísticos em várias escalas. Observa-se, porém, que apesar dos esforços docentes para a concatenação das bases teóricas do projeto com sua potencial materialidade, os alunos têm pouco domínio sobre a técnica construtiva, sobre materiais e suas propriedades. Dentre várias razões possíveis, uma delas parece ser a pouca oportunidade de manipulação dos materiais para perceber as diferenças entre eles, possibilitando decisões projetuais. Assim, o presente artigo é um relato de experiência de uma docente, que baseada em suas observações, identifica um problema na formação discente em AU. O estudo tem como objetivo identificar ações pedagógicas que possam ser adotadas para melhorar o curso, apoiando-se em obras que versam sobre as metodologias ativas de “aprender-fazendo” e sobre práticas experimentais como instrumento de ensino-aprendizagem na formação em AU. Fundamentada em pressupostos teóricos, foi criado um grupo de estudo dedicado à pesquisa de materiais e à experimentação construtiva prática, cujas atividades podem ser inter-relacionadas com as do Escritório-modelo e com projetos de extensão dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Considera-se que a metodologia ativa de “aprender-fazendo” voltada para a experimentação construtiva pode se tornar o diferencial na formação profissional para os acadêmicos de cursos relacionados à construção civil, apresentando-se para tanto, o papel do professor como fundamental para promoção da interdisciplinaridade, no planejamento de atividades práticas e como mediador para a formação da atitude crítica-reflexiva dos alunos frente à materialidade arquitetônica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.