Introdução: As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são caracterizadas por inflamação crônica que acomete o trato gastrointestinal, apresentando etiologia desconhecida e multifatorial. As duas formas mais comuns são: Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI) e Doença de Crohn (DC). Objetivo: Revisar sobre a eficácia do uso dos probióticos como parte da terapia e remissão dos sintomas em pacientes com DII. Métodos: Foi realizado um levantamento nas línguas portuguesa e inglesa, nas bases de dados Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, com um corte temporal de 2016 a 2021, utilizando os descritores: “Doença Inflamatória Intestinal” (Inflammatory Bowel Disease), “Probióticos” (Probiotics), “Microbiota Intestinal” (Gut Microbiota), “Disbiose Intestinal” (Bowel Dysbiosis), consistindo na análise 25 artigos científicos, em que 11 foram utilizados, tendo como critérios de inclusão estudos que realizaram a utilização de probióticos para a remissão dos sintomas de pacientes com DII. Resultados: Várias pesquisas buscam analisar a eficácia dos probióticos na remissão dos sintomas e melhora da mucosa intestinal. Os probióticos promovem um aumento de bactérias benéficas e diminuição das bactérias patogênicas, reduzindo os níveis de citocinas inflamatórias relacionadas às DII. A combinação de probióticos com pentasa e glicocorticoides também demonstrou melhorar o prognóstico da doença diminuindo as secreções de fatores inflamatórios. Considerações finais: Os probióticos podem ajudar a melhorar os sintomas da DII, com maiores evidências para RCUI do que para DC. Porém, verificou-se a necessidade de mais estudos com maiores amostras, especificação do regime de dosagem, método de administração, quantidades e tipos de cepas, levando em consideração as especificidades das populações e da doença.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.