Introdução: As discussões sobre as atividades acadêmicas, que geram avaliação de modo geral, engataram em grande relevância envolvendo profissionais e pesquisadores, tendo em vista diferentes áreas de pesquisa. Na monitoria de Fisiologia Humana engloba diversos cursos, bem como Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e entre outros. Para a consolidação das atividades da monitoria e para a diminuição dos prejuízos causados pela paralisação necessária das aulas presenciais, a utilização de algumas plataformas, bem como Google Meeting e WhatsApp, foram essenciais (MAGALHÃES, 2020). É indubitável que o contexto de distanciamento social (necessário para combate à disseminação e contaminação de Covid 19) tornou-se um desafio um tanto quanto complexo, o que se sobrepôs às atividades mais comuns de um aluno monitor, bem como a rotina de estudos ainda mais assídua, produção de aulas em formato de slide, materiais de apoio e o desafio de falar em público, sendo assim, atualmente, com a paralisação das aulas presenciais, os desafios supracitados somaram-se com o aprimoramento dos conhecimentos na utilização de plataformas de tecnologia, adequar-se aos parâmetros de novas formas de passar o conteúdo. As atividades consistiram na produção de aulas em formato de slide, transmitidas através do Google Meeting, com a propagação do link e horários de encontros através do Telegram. O objetivo é revelar as atividades realizadas ao longo do bimestre na monitoria de Fisiologia Humana dos cursos de saúde do centro universitário Fametro que foram realizadas sob orientação do professor Edson Lopes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das rotinas das atividades de monitoria da disciplina de Fisiologia Humana e de pesquisas na literatura realizados em base de dados Scielo, nos periódicos de 2011 a 2021, pelos quais os critérios de inclusão foram estudos nas línguas portuguesa ou inglesa, com textos completos na íntegra e publicada no período dos últimos dez anos. Os encontros de monitoria ocorreram durante as terças-feiras, no horário de 18 h horas – nos bimestres anteriores eram no horário de dezessete horas, essa mudança ocorreu devido a baixa acessibilidade dos alunos, tendo em vista que a maioria cumpre com horário de trabalho comercial. Resultados parciais e Discussão: É notório que a magnitude da monitoria tem extrapolado a obtenção de título ou atividade complementar, tendo em vista sua importância (LINS; LEANDRO FRAGOSO et al 2009). De acordo com Schneider, a monitoria é uma atividade formativa de ensino, pela qual proporciona estímulo em desenvolvimento na docência e competência pedagógica. Acima de tudo precipuamente, as limitações desse contexto se consistem em novas adaptações, buscar alternativas para melhorar a qualidade das aulas, buscando boa iluminação, locais com pouco ruído e barulho externo, além das dificuldades de alguns alunos em se adaptarem a esse tipo de aprendizagem. Considerações finais: observa-se que a aprendizagem remota é benéfica para a construção acadêmica e obtenção de conhecimento, sobretudo, o aprimoramento da utilização de meios midiáticos e tecnológicos, prevenindo os prejuízos causados pelos impactos do distanciamento social na aprendizagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.