Introdução: Com o surto de COVID-19, tem-se percebido um pânico generalizado e estresse na saúde mental na sociedade. Estudos recentes realizados na China apontaram um impacto psicológico imediato na população em decorrência da pandemia, sendo observado um crescimento de sintomas de ansiedade, e até mesmo depressão”. (SILVA et al.,2020, p.5). Diante desses fatos, resolvemos criar uma ferramenta social de divulgação e auxílio para a população fortalezense, com o intuito de passar informações básicas de saúde e campanhas de prevenção, bem como conteúdos mediáticos: livros, podcasts, revistas e músicas. Objetivo: Desenvolver um aplicativo com o intuito de auxiliar a população da cidade de Fortaleza na busca de informação relacionada a saúde mental, uma ferramenta que facilitará o acesso à conteúdos e Mídias diversas pertinentes à área. Realizar a conscientização sobre os problemas voltados a saúde mental aproveitando os recursos federais já existentes como o site do ministério da saúde e plataformas como o ConecteSUS, para auxiliar o paciente na busca do melhor tratamento. Metodologia: A metodologia utilizada foi baseada no método de pesquisa descritiva com o auxílio da pesquisa bibliográfica. Baseou-se em artigos científicos internacionais, artigos nacionais, palestras e conteúdos mediáticos. A pesquisa teve como foco, inicialmente, doenças como: depressão, ansiedade e transtornos alimentares; causados pela pandemia, consequência do novo corona vírus. Durante o decorrer da pesquisa, o conteúdo foi reduzindo seu escopo até a melhor adequação do mesmo frente a população alvo do projeto.
O projeto consiste em um aplicativo a ser desenvolvido para dispositivos móveis, o qual será disponibilizado, inicialmente, para o sistema operacional Android, pois abriga o maior número de usuários no Brasil. O aplicativo utilizará a linguagem de programação JAVA, linguagem nativa do sistema, pois a mesma está presente em quase todos os lugares, desde celulares a veículos, e em tudo que possamos imaginar, além do quê, por conta de sua maturidade e amplo alcance na área tecnológica, bem como seu suporte à ferramenta oficial de desenvolvimento Android oferecida pela Google (Android Studio). Resultados e Discussão: Conforme pesquisa realizada pela Pfizer (2021), metade dos jovens sentiram os impactos da pandemia em sua saúde mental, tendo como irritação e insônia os principais sintomas, os jovens entre 18 e 24 anos. Ao longo dos anos, essa é uma condição que só vem se deteriorando, em um mundo cada vez mais agitado e sem tempo para se preocupar uns com os outros. A saúde mental vem sendo um tema bastante discutida, mas de difícil acesso ainda, a algumas partes da população mais pobre. O governo de uma forma geral vem realizando iniciativas, junto aos estados e municípios, tais como o Setembro Amarelo, o Projeto Convida (prefeitura de Fortaleza), além do CVV (Centro de Valorização à Vida) com o “disk 188”, onde você pode conversar com um voluntário, que está apto a lhe atender e conversar a qualquer momento. Com essa motivação, partimos para a prototipagem da ideia, tentando expandir a nossa base de conhecimento e conectar os cidadãos brasileiros as políticas públicas voltadas para essa área. Considerações finais: Devido à falta de acesso à informação com a temática relacionada a saúde mental, viabilizamos esse projeto com o intuito de difundir informações sobre o tema.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.