Umas das preocupações estéticas de maior recorrência entre as mulheres é referente à lipodistrofia localizada, também conhecida como gordura localizada. O aumento da circunferência em locais específicos do corpo, ainda que não seja uma patologia severa, afeta diretamente na autoaceitação entre as mulheres. Sabe-se que a prática de exercícios físicos é um fator estressante para que o corpo recrute hormônios e enzimas em direção aos adipócitos para a realização da lipólise, contudo, também é possível estimular a lipólise por meio dos efeitos fisiológicos que o ultrassom de 3Hz proporciona, de acordo com seus parâmetros e cada proposta de tratamento estético. As ondas sonoras do aparelho de ultrassom, no modo contínuo com frequência de 3Hz, geram um estímulo no tecido, pelo qual as terminações nervosas sinalizam a hipófise a necessidade de liberação de mediadores químicos que são estimular a produção de ACTH (andrenocorticotrofina), epinefrina, adrenalina, hormônios estimuladores do sistema beta adrenérgico, responsáveis por induzir a lipólise ao deixar a célula íntegra e favorecer o esvaziamento do triacilglicerol em ácido graxo e glicerol. A liberação é realizada no meio intersticial, onde tais substâncias tem afinidade pelo sistema linfático e sanguíneo. Compreendido a finalidade do aparelho de ultrassom e seus efeitos fisiológicos, percebe-se a necessidade de associar o Método de Drenagem Linfática Manual (DLM), que por meio das manobras realizadas, estimulam a permeabilidade do líquido intersticial, a entrada no vaso linfático inicial, formando assim a linfa e proporcionado o seu trajeto com finalidade de aumentar, estimular e otimizar o sistema linfático, favorecer uma nova formação de linfa, fortalecer o sistema imune, drenar e eliminar resíduos metabólicos, devolvendo ao sistema circulatório o que é necessário para ser utilizado como fonte de energia para outros sistemas. Com esse protocolo e seu processo, é possível verificar a redução de medidas das regiões acometidas pela gordura localizada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.