INTRODUÇÃO: A Técnica de Jones, definida como uma manobra posicional passiva, tem o fundamento de reduzir ou inibir a atividade dos proprioceptores responsáveis pela disfunção muscular, levando conforto máximo ao corpo. O princípio da técnica é palpar o ponto, desencadeando a dor e em seguida buscar a posição de relaxamento (chamada de silêncio neurológico sensorial), que consiste na aproximação das inserções musculares associada à compressão digital do ponto gatilho por 90 segundos, reduzindo a tensão do músculo, permitindo a normalização dos tônus musculares podendo forçar o sistema nervoso central a corrigir a excitação incomum dos fusos musculares. OBJETIVO: Verificar, a eficácia da Técnica de Jones como inibição passiva para o tratamento de ponto-gatilho (P-G) e consequentemente, a promoção do relaxamento muscular. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, realizada por meio do diretório de revistas SciELO, banco de dados PEDro, base de dados EBSCO e PubMed, com os descritores relaxamento muscular, técnica de Jones, inibição passiva, ponto-gatilho e fisioterapia. Os artigos foram publicados no período de 2016 a 2021 no idioma português e inglês. Foram encontrados 30 artigos originais, excluídas revisões de literatura, teses, dissertações e seletos 20 conforme os critérios de inclusão. RESULTADOS: Para alguns autores a técnica aplicada isoladamente tem efeitos positivos, para outros autores ela foi adicionada com outras técnicas, mas em ambos a terapia de liberação posicional, visa o repouso muscular e a desativação de P-G, sendo eficaz no quadro álgico por meio de mecanismos que envolvem a diminuição da ação dos P-G, obtendo a reparação do comprimento dos sarcômeros musculares e alongando provisoriamente os tecidos conjuntivos através dos mecanismos de sensibilização. CONCLUSÃO: A Técnica de Jones é uma inibição passiva efetiva para minimizar desconfortos e promover alívio de dor por compressão dos pontos-gatilhos, ocasionando o relaxamento muscular.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.