Introdução: A pandemia de COVID-19 gerou uma nova realidade para todos, principalmente para professores que tiveram que utilizar de novas ferramentas de ensino por conta do isolamento social, levando a uma mudança atípica do ensino presencial para o remoto por meio de plataformas de ensino como o Google Meet. Disciplinas que eram consideradas complicadas pelos alunos, passaram a configurar um desafio mais complexo, tanto no processo de ensino, quanto de aprendizagem. A Farmacologia por exemplo, juntamente com o conteúdo de cálculo de medicações, se enquadra nesse contexto. A percepção dessas dificuldades pelos monitores serviu de estímulo para a promoção de aulas de monitoria mais consistentes, que agreguem ao ensino do professor. Objetivo: Relatar a experiência de monitores da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Processo de Enfermagem quanto ao ensino de cálculos de medicamentos de maneira remota. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência dos 2 monitores da disciplina Farmacologia Aplicada ao Processo de Enfermagem. A experiência relatada aconteceu entre os meses de abril e setembro de 2021. Resultado e discussão: A utilização de plataformas de videoconferência como plataforma de ensino, proporcionou uma readaptação do processo de ensino, os professores com turma heterogêneas e assim não conseguindo chegar a todos os alunos, sendo ofertadas aulas de monitoria para melhorar o desempenho frente a essa nova realidade. As aulas remotas, realizadas de forma síncrona, proporcionaram momentos de interação significativos para a construção do conhecimento teórico e prático da disciplina. Saber realizar cálculos de medicamentos é uma competência fundamental dos enfermeiros e a plataforma Google Meet foi fundamental não apenas para transmitir o conhecimento, como para a realização de uma avaliação da aprendizagem. Essas experiências foram enriquecedoras e trouxeram mais significação para os encontros de monitoria. Conclusão: Os monitores se sentem cada vez mais confiantes em ajudar os alunos e preparados para enfrentar a nova realidade, mesmo com todas as adversidades advindos do isolamento social decorrentes da atual pandemia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.