A proteção e defesa dos animais não-humanos vêm alcançando grandes avanços nos ordenamentos jurídicos de países, a exemplo do Brasil. O combate se dá precipuamente à praticas cruéis voltadas aos animais que utilizados em experimentos didáticos-científicos. Muitas questões polemicam envolvem o atual quadro de proteção legal, dentre as quais que os ordenamentos jurídicos não ainda buscam conciliar prática inconciliáveis, tornando suas leis, ineficazes para o fim a que se propõe. Nesse sentido, objetivo geral da presente pesquisa consiste na análise do tratamento legal que vem sendo dado a proteção dos direitos dos animais no ordenamento jurídico brasileiro. Como objetivo especifico, buscou-se verificar o tratamento que o ser humano dispensou ao animal não -humano nos primórdios dos estudos científicos no decurso do tempo; compreender a problemática dos experimentos cientificos e identificar a legislação aplicada a defesa e proteção do animal não – humano diante de experimentos didáticos – científicos. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de análise qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o levantamento de dados constante em artigos científicos, na lei, na doutrina e em documentários. A perspectiva antropocêntrica aplicada ao tratamento dispensado ao animais não-humanos contribuíra para a negação de reconhecimento de sentimentos como medo e dor aos tais seres. Por seu turno, os animais vinham sendo tratados como objetos, sendo subjugados pelo ser humano em experimentos científicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.