ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS EM FISIOTERAPIA.

  • Autor
  • AMANDA BRENA DE SOUZA XAVIER
  • Co-autores
  • ANAKIRA SUIANE LOPES DE ALMEIDA , DENISE MOREIRA LIMA LOBO , RINNA ROCHA LOPES , FRANCILENA RIBEIRO BESSA , NATÁLIA BITAR DA CUNHA OLEGARIO
  • Resumo
  • Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a integração de toda a Rede de Atenção do SUS desenvolvendo uma atenção integral à saúde verdadeiramente eficaz para a coletividade. Uma grande ferramenta que auxilia na promoção da saúde são as salas de espera que se constituem de um espaço ocupado pelos usuários da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Apesar da sala de espera ser uma estratégia extremamente importante na promoção em saúde ainda é pouco aproveitada pelos profissionais da saúde. Em virtude da grande diversidade do público presente nas salas de espera torna-se necessária a adoção de estratégias didáticas que facilitem tanto o processo de entendimento na educação em saúde quanto ampliem os meios de participação dos usuários garantindo a equidade, a universalidade e a participação social. O fisioterapeuta é um profissional formado para atuar em todos os níveis de atenção em saúde. Na atenção primária atua de diversas formas contribuindo para promoção da saúde e na prevenção de doenças além de estimular hábitos saudáveis para melhoria da qualidade de vida exercendo, na atenção primária, papel fundamental para ampliação do acesso da população proporcionando a integralidade do atendimento à saúde do indivíduo. Objetivo: Relatar a experiência do uso de estratégias didáticas utilizadas em salas de espera vivenciadas por um grupo de acadêmicos em fisioterapia em uma unidade de saúde. Metodologia: O estudo trata-se de um relato de experiência vivido por acadêmicas do curso de fisioterapia durante o estágio fisioterapêutico supervisionado na atenção primária à saúde, durante o mês de agosto de 2021 em uma UAPS localizada no município de Fortaleza. A equipe de estágio era formada por quatro acadêmicas em fisioterapia que desempenhavam suas atividades sob a supervisão de uma fisioterapeuta. O estágio ocorria três vezes na semana no período diurno. As ações eram planejadas semanalmente, de acordo com o público das agendas de atendimento dos profissionais de enfermagem além de algumas demandas da unidade de saúde. As atividades eram voltadas essencialmente para as ações de salas de espera para o público que aguardava atendimento. Durante o planejamento das atividades verificou-se a importância da adoção de estratégias didáticas para transmitir tanto a informação da maneira mais clara, direta e acessível ao público como também despertar o interesse sobre o assunto abordado na promoção da saúde. Foram realizadas 05 atividades abordando os temas de: Acidente Vascular Encefálico; Métodos Contraceptivos; Aleitamento Materno; Hipertensão e Covid-19. Foram usadas estratégias didáticas como: cartazes ilustrativos; panfletos; elementos visuais lúdicos; rodas de conversa; dinâmicas interativas e demonstração de materiais dos temas abordados. Os métodos didáticos foram confeccionados manualmente utilizando desde materiais de papelaria até impressões gráficas. Resultados e Discussão: Durante as ações de promoção à saúde nas salas de espera foi observado pelos acadêmicos um elevado índice de participação, engajamento e compreensão dos usuários a respeito dos temas discutidos com a aplicação das estratégias didáticas de educação em saúde, pois segundo ZAMBENEDETTI (2012) ao invés de abordá-los como sujeitos que recebem passivamente informações, buscamos estabelecer relações dialógicas, produtoras de sentidos, no encontro entre saberes distintos. Para SOARES, SILVA E SILVA (2011) as estratégias didáticas configuram-se como modalidade de ensino-aprendizagem criativa, estimulante, integradora e participativa, que intensifica as diversas trocas de saberes, favorecendo o conhecimento e a construção de novas relações entre as pessoas e o ambiente. Nessa perspectiva a participação nas rodas de conversas e palestras ocorreu de forma descontraída propiciando um ambiente de troca de informações e experiências em relação aos temas abordados. Assim como o engajamento nas atividades didáticas que foi positivo pois desenvolveu o protagonismo dos usuários que se sentiram empoderados para interagir com os acadêmicos nas dinâmicas propostas. Foi possível atingir a compreensão em diferentes aspectos com a utilização de exemplos didáticos aproximando elementos do cotidiano da realidade científica permitindo alterações de comportamento dos usuários impactando diretamente na qualidade de vida da população. SOARES, SILVA E SILVA (2011) reforçam que é necessário, portanto, que as ações educativas permitam uma abordagem criativa, que possa facilitar a aprendizagem individual e coletiva, buscando a autonomia do sujeito e sua capacidade de autorreflexão e crítica no cuidado de si e do outro. Considerações finais: A aplicação de estratégias didáticas auxiliam o profissional da saúde a levar informação aos diversos níveis de público presente na UAPS sendo assim importantes aliadas no processo de educação em saúde proporcionando resultados positivos na qualidade de vida dos usuários.

  • Palavras-chave
  • Promoção da Saúde; Fisioterapia; Educação em Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

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