Introdução: O Alzheimer é uma doença degenerativa que cada vez se destaca por estudos em saúde no mundo e pela repercussão na população idosa. De natureza crônica e progressiva, afeta consideravelmente a função cognitiva, dentre eles a memória, atenção e linguagem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, o número de casos de doenças degenerativas chegarão a 139 milhões de novos casos. Metais pesados destacaram-se nos últimos anos acerca dos estudos sobre doenças degenerativas, onde o alumínio (Al) se destaca em produtos consumo pelo homem. Objetivo: verificar, através de revisão de literatura, as repercussões do consumo de alumínio na doença de Alzheimer, identificando possíveis fatores de risco. Métodos: pesquisa exploratória através de revisão de literatura, onde foram analisados 6 artigos publicados entre os anos de 2019 e 2021 acerca da relação entre o consumo de alumínio e repercussões na doença de alzheimer. As bases de dados utilizadas foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Resultados: O alumínio é utilizado, frequentemente, em produtos farmacêuticos, alimentícios e de cuidados pessoais. Isto pode gerar um acúmulo excessivo a longo prazo no corpo, indicadores de toxicidade e com repercussões tanto neurológicas em diversos tecidos do corpo, inclusive para o sistema nervoso central. Considerações finais: O alumínio e seus efeitos neurotóxicos do alumínio tornam-se fatores de risco para a doença de Alzheimer. No entanto, a relação entre a patologia da DA e Al ainda segue em debate e mais estudos tornam-se necessários.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.