Introdução: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição, a formação do nutricionista deve ser generalista, humanista e crítica. Entretanto, o desenvolvimento de olhar crítico do nutricionista ainda é limitado. Visando cobrir esses déficits de formação, as matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IE) passaram por reformulações, onde incluiu-se disciplinas das Ciências Humanas como Sociologia, Filosofia, Antropologia e Psicologia. Objetivo: Compreender as repercussões da inclusão das disciplinas de Ciências Humanas e os impactos na atuação do profissional. Metodologia: revisão integrativa da literatura. Foram considerados os artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021. Os descritores utilizados foram “Ciências Humanas”, “Ciências Sociais”, “Ensino Superior” e “Nutrição”. As bases de dados foram: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Capes. Após filtragem, 13 artigos foram selecionados como objeto de estudo. Resultados: Foram encontradas reformulações de Planos Políticos Pedagógicos (PPP) visando a inclusão das ciências humanas, porém evidenciou-se a dificuldade de articulação destas disciplinas à realidade do estudante de Nutrição. Uma das alternativas objetivando combater essa fragmentação de conteúdo é a construção de um PPP que tenha a interdisciplinaridade como cerne principal. Considerações finais: O ensino em Nutrição é um cenário rico e cheio de potencialidades. Discutir sobre sua estrutura formativa implica em contribuir para o fortalecimento da área e não para sua fragmentação. A carência de artigos mais recentes para realização da revisão limitou a análise de como as discussões sobre essa articulação tem ocorrido nos últimos anos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.