O presente trabalho aborda os pontos de inflexão entre as manifestações culturais categorizadas enquanto patrimônio imaterial, e o espaço público das cidades. Para tanto, utiliza como estudo de caso a análise da prática cultural do maracatu no espaço público de Fortaleza, no Ceará. O objetivo é apresentar o processo de surgimento e desenvolvimento do Maracatu em Fortaleza, o relacionando a sua ocupação atual espacial no território. A metodologia envolve a consulta a fontes secundárias como dissertações, artigos e matérias de jornais; além da elaboração de um mapa síntese que espacializa os dados encontrados ilustrando o conteúdo do trabalho. A pesquisa exibe um cenário de utilização temporária e pontual dos espaços públicos pelos grupos de maracatu existentes atualmente. Enquanto arquitetos e urbanistas, se faz necessário perceber que o ordenamento estabelecido tende a tornar as manifestações deslocadas da normalidade e com necessidade de arranjos estruturais para que a rua acolha essas práticas. No caso das ruas e avenidas, a transformação para receber a prática acarreta sobretudo em uma grande quantidade de mão de obra contratada para montar e demonstrar estruturas móveis. A fim de que a discussão não seja concluída, mas que estimule desdobramentos teóricos e práticos, são propostos dois questionamentos: como, enquanto arquitetos e urbanistas, podemos contribuir para que a transformação da rua – de eixo de circulação à espaço com força simbólica – para que não se perca durante os demais meses do ano? Como facilitar cortejos, rodas e apresentações em um ambiente que continua a ser compartilhado com veículos?
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.