Introdução: A Política Nacional de Saúde Funcional (PNSF), pautada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), baseia-se na funcionalidade e incapacidade dos indivíduos em condições de riscos, presença de doenças ou em sua ausência. Isso posto, a saúde funcional é definida como uma máxima condição de vida saudável contemplando aspectos motores, intelectuais, sociais, do ambiente, dentre outros inseridos, ainda, nos ciclos da vida, gênero, atividades dentre outros. Sendo assim, é significante levar em conta que em relação aos hábitos dos estudantes da saúde, existem fatores de risco associados à dor musculoesquelética que prejudicam a saúde funcional. Dentre eles estão o tempo médio de uso do telefone celular e do computador, o peso médio da mochila e o meio de transporte mais utilizado (ônibus). Também, abrangendo o aspecto social e hábitos de vida de estudantes da área da saúde, a prática de atividade física e o tempo de lazer são variáveis importantes no que tange os níveis de estresse que interferem na saúde do acadêmico. Objetivo: O objetivo deste estudo é relatar a relação observada entre saúde funcional e a vivência prática de acadêmicas de fisioterapia em um estágio ambulatorial. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na vivência de um estágio ambulatorial realizado durante a disciplina de Estágio na Atenção Secundária à Saúde do curso de fisioterapia do Centro Universitário Fametro localizado na cidade de Fortaleza no Ceará. Resultados e Discussão: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem riscos psicossociais que afetam o bem-estar e a saúde do trabalhador e que estão relacionados com as demandas de trabalho. Quando as necessidades, expectativas e capacidades do trabalhador não estão organizadas no ambiente de trabalho podem ocorrer situações de risco que produzem tensão mental, que mantida ao longo do tempo, aumenta o risco de disfunções como musculoesqueléticas e psicológicas. Portanto, diante do fato do estágio fisioterapêutico na atenção secundária simular a prática profissional, pode existir um risco iminente do estagiário também está sujeito aos riscos psicossociais. Na vivência de estágio relatada nesse estudo foi observada a narrativa de influência da tensão emocional e estresse na função musculoesquelética. De acordo com Boszczowski, Pinto e Araújo Júnior (2021), estudantes de medicina devido uma vida agitada e muitas atividades diárias e acadêmica associadas a fatores psicossociais têm como risco o desenvolvimento de lombalgias que podem resultar em incapacidades funcionais. Já Miranda, Tavares, Silva, Braga, Santos e Guerra (2020), apresenta o uso de psicoestimulantes como estratégia para compensação da privação de sono ocorrida com os estudantes. Porém, o uso dessas substâncias se mostram causadoras de estresse que diminui a qualidade de vida. Houveram momentos em que algumas estagiárias declararam dor e tensão muscular advindas de demandas pessoais, acadêmicas e das práticas do estágio tais como realizar algumas técnicas, mover o paciente e realizar o atendimento em macas mal posicionadas. Outro relato encontrado foi a influência do deslocamento até o local de estágio na saúde e na fadiga. Considerações finais: Este relato foi construído como forma de relatar a influência do estágio fisioterapêutico ambulatorial na saúde funcional das estagiárias. Para isso, foram apresentadas as evidências científicas existentes sobre a temática e em seguida o que foi observado de relato entre as estagiárias. Queixas de dor musculoesquelética relacionadas a ergonomia durante os atendimentos fisioterapêutico, estresse relacionado à vida acadêmica e pessoal e a sobrecarga de tarefas acadêmicas para além do estágio foram as principais queixas. Portanto, é sugestivo que essa simulação da prática profissional revela dificuldades de adaptação à uma atuação nos atendimentos que sejam compatíveis com a saúde funcional e que a necessidade de organização de tempo e tarefas também influencia na funcionalidade das estagiárias. Diante do que foi encontrado, recomenda-se o desenvolvimento de estudos que avaliem as variáveis sugestionadas e de estratégias para educação e promoção da saúde dos alunos ainda no meio acadêmico, dado o fato do início da jornada profissional ter o ponto de partida na graduação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.