INTRODUÇÃO: No âmbito hospitalar tem-se como protocolo a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI), sendo um fator que aumenta a permanência do pcte na internação hospitalar, essa intervenção ocasiona redução da capacidade funcional relacionada à imobilidade, que é observada como um problema comum em pacientes que têm a necessidade dessa terapia, ocasionando surgimento de fraqueza dos músculos respiratórios e das musculatura periférica, prejudicando assim suas funções e interferindo diretamente na redução da qualidade de vida. Devido ao tempo de internação na UTI os pacientes acabam desenvolvendo déficits motores severos, com isso, a mobilização precoce no leito poderá ser uma fonte de estimulação sensório-motora, onde irá ajudar na prevenção de complicações secundárias à imobilização. OBJETIVO: Analisar a literatura sobre a eficiência da técnica de mobilização precoce em paciente internados. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão de literatura, onde foram realizadas buscas bibliográficas de artigos nas bases de dados SCIELO, EBSCO e PEdro, com os descritores physiotherapy, early mobilization, rehabilitation, foram encontrados 12 artigos. Sendo selecionados como critérios de inclusão artigos no idioma português e inglês, publicados nos últimos 5 anos e que tivessem ligação com a temática. RESULTADOS E DISCUSSÃO: segundo a análise dos artigos, os mesmos apontam que a técnica de mobilização precoce tem eficácia na promoção da reorganização funcional do paciente, sendo esta abordagem de retirada rápida do paciente do leito, podendo iniciar a terapia a partir de 24 a 72 horas após o ocorrido. Baseando-se na cinesioterapia com exercícios e movimentos ativos e passivos, podemos encontrar a sedestação à beira leito, na cadeira de rodas, transferências e posicionamentos com mudanças a intervalos regulares. Sendo que, para começar esse procedimento o pcte tem que demonstrar aspectos como estabilidade clínica, o lado da lesão, a prontidão para a reabilitação, motivação, colaboração do paciente, adequação e capacidade de aprender. CONCLUSÃO: Conclui-se que a reabilitação na fase aguda além de reduzir a instalação de complicações secundárias, favorece a capacidade de realizar outras tarefas, eleva a autoestima, e, simultaneamente colabora com a recuperação motora, funcional e da autonomia do paciente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.