Introdução: A Vigorexia é classificada como um transtorno dimórfico corporal pelo DSM-V. Os acadêmicos de Educação Física, por lidarem constantemente com pressões para possuírem um corpo padrão e bom desempenho físico, podem ser um grupo de risco para o desenvolvimento de Vigorexia, como também para a insatisfação corporal, visto que relacionam a sua aparência física com o sucesso profissional. Objetivos: avaliar a satisfação corporal relacionando com a predisposição da Vigorexia e o nível de condicionamento físico em estudantes de educação física. Metodologia: A pesquisa consistiu em um estudo transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 62 voluntários do curso de educação física, sexo masculino, maiores de 18 anos. Foi realizada a identificação para o nível de condicionamento físico através de autorrelato e avaliada a dimensão atitudinal da imagem corporal. Para a identificação dos indivíduos com predisposição a Vigorexia, foi aplicado um questionário com dez perguntas. Resultados: Os resultados revelaram que a maioria 71% estão insatisfeitos com seus corpos. Nas variáveis satisfação corporal e Vigorexia, a suma 59,1% (n=26) não apresentam indícios de vigorexia, com menor número 6,8% (n=3) apresentaram resultado no qual todos os indícios indicam vigorexia. Em relação com o condicionamento físico, 90,3% (n=56) dos acadêmicos se denominaram ativos e apenas 9,7% (n=6) referiram-se como sedentários. Considerações finais: Logo, através desse estudo foi possível concluir que a insatisfação corporal é predominante nesse grupo, por mais que a pratica de exercícios seja recorrente, contudo, a sua suma não apresenta tendencia para Vigorexia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.