Introdução: No final de 2019 houve uma grande disseminação da doença coronavírus (covid-19), que foi causada pela infeção SARS-CoV-2 e que se espalhou pelo mundo interior e causando uma pandemia mundial. Para tentar diminuir a contaminação foram feitas drásticas mudança na vida das pessoas, que foram o isolamento social e a quarentena. E com isso, levando o aumento da ansiedade, estresse e incertezas, sono desregulado e aumento na atividade muscular repetitiva da mastigação (bruxismo). O bruxismo é um distúrbio repetitivo involuntário do músculo mandibular que é caracterizado por ranger e apertar os dentes, esfregar ou impulsionar a mandíbula. Objetivo: Reconhecer a relação da pandemia com o bruxismo. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, através de buscas nas bases de dados Pubmed e Scielo no qual foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos em português, inglês, dos últimos três anos. E como critérios de exclusão: artigos que não se adequaram ao tema proposto. Com isso, gerou-se um total de 38 artigos, que após leitura de resumos e texto na íntegra, excluímos 30 do estudo. Deste modo, foram selecionados 8 para a revisão de literatura. Resultados e Discussão: O bruxismo pode ser diurno ou noturno. Sua etiologia é multifatorial, como fatores periféricos, fisiopatológicos e psicossociais (ansiedade, estresse e depressão. As pessoas com altos níveis de estresse têm quase 6 vezes a probabilidade de relatar bruxismo. E como isso, pessoas acostumadas a vivenciar uma rotina e por causa da pandemia a sua rotina diária mudou drasticamente, Tendo que ficar isolados e vendo uma pane mundial como milhares de mortos, medo da contaminação e financeiro, e isso foi causando ansiedade, depressão, mudança no sono, estresse etc. A covid-19 teve grandes impactos. E a pandemia leva a um maior risco de desenvolver e piorar o bruxismo
Considerações finais: Foi identificada na literatura o aumento e intensidade do bruxismo no isolamento social em todo o mundo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.