Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) refere-se ao primeiro nível de atenção à saúde da população e, por se tratar de saúde pública, a mesma rege de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, sendo responsável pelas ações de prevenção, promoção, educação, manutenção e assistência integralizada, humanizada e contínua à saúde geral da comunidade delimitada àquela Unidade Básica de Saúde (UBS). Os profissionais atuantes na atenção básica devem priorizar as condutas multi e interprofissionais para uma melhor e mais adequada abordagem com aquele paciente ou grupo. Especialmente os fisioterapeutas, que devem objetivar o aprimoramento das condições de saúde e, assim, propiciar aos pacientes, a melhoria da sua qualidade de vida geral, além disso, fortalecer o modelo de atenção. Nesse contexto, foram inseridos projetos como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) com finalidade de ampliar as ofertas e suprir as demandas no cuidado à saúde na APS, sendo realizada conjuntamente à própria comunidade da UBS de forma individual ou coletiva. Objetivo: O objetivo do estudo foi descrever, por meio de um relato de experiência, as principais ações fisioterapêuticas na APS conduzidas por discentes do curso de Fisioterapia durante estágio supervisionado. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de uma discente do Estágio Fisioterapêutico Supervisionado na APS exercido em uma UBS na cidade de Fortaleza-CE. Tal disciplina de estágio é oferecida aos acadêmicos do 8° (oitavo) período do curso de graduação em Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da rede privada localizada na mesma cidade. A vivência para o relato do estudo ocorreu no período dos meses de agosto e setembro do ano de 2021. Inicialmente, para embasamento teórico-científico, foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos com os seguintes descritores: “primary health care”; “public health”; “physiotherapy”; “community health education”, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Base de Dados PEDro. Os critérios de inclusão foram artigos nos idiomas português e inglês, no período dos últimos 05 (cinco) anos (2016 à 2021), e que continham seu texto completo e gratuito na íntegra. Os critérios de exclusão foram os estudos que não abordavam diretamente a temática proposta na pesquisa, além de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e em duplicidade. Resultado e Discussão: Foram identificados 24 (vinte e quatro) artigos, e após a triagem com aplicação dos critérios pré-definidos, foram selecionados somente 04 (quatro) para utilização no presente estudo. As atuações fisioterapêuticas realizadas na comunidade da UBS, através dos domínios da APS, visam oferecer, prioritariamente, a promoção, manutenção e prevenção de agravos à saúde geral dessa população de forma integral e contínua. Deste modo, foram estruturadas diversas ações pelas discentes e preceptora do estágio fisioterapêutico supervisionado a fim de subsidiar os profissionais e atividades do posto, mas principalmente, promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes desta UBS. Portanto, as ações e/ou projetos exercidos nesse período foram discussões de temas e casos clínicos entre os integrantes para uma melhor adequação das condutas terapêuticas utilizadas, esquematização de projetos de pesquisa científica, e auxílio na organização da vacinação contra o COVID-19 (Sars-CoV-2). Além disso, ações de assistência à saúde aos constituintes de Centros especializados como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro Social Urbano (CSU) que promove ações comunitárias, e no Batalhão da Polícia Militar. Ademais, foram desempenhados períodos de sala de espera, a mesma é conduzida por momentos de conscientização e educação em saúde acerca de temáticas pré-selecionadas dos processos de saúde-doença mais comuns do ser humano na atualidade, de forma simplificada e dinâmica, facilitando assim, a compreensão das condições e suas possibilidades de autocuidado. Conjuntamente, foram realizadas ações em parceria com projetos comunitários, em especial o Projeto Social Aspas que objetiva transformar a vida de crianças e jovens por meio de esporte e educação. Deste modo, foram identificadas as principais debilidades frente aos seus respectivos esportes, e assim, planejadas atividades fisioterapêuticas para aprimorar o desempenho da prática esportiva e reduzir o risco de lesões. Outrossim, a fisioterapia atuava com atendimentos destinados aos pacientes da UBS, com a inserção do projeto “Ambulatório da Dor”, onde os estagiários conduziam as demandas de fisioterapia na APS de forma individual ou coletiva, e supervisionado. E por fim, os atendimentos domiciliares que são oferecidos aos pacientes que possuem algum tipo de incapacidade que os limitam de se deslocar frequentemente à UBS de seu território. Dessa forma, a fisioterapia propicia esse atendimento individualizado, permitindo um melhor acolhimento e avaliação geral do paciente com suas devidas condições socioambientais. Influenciando na adequação de condutas terapêuticas e, assim, sendo capaz de contribuir na melhora da funcionalidade e qualidade de vida geral dos pacientes. Considerações finais: Diante do exposto, pode-se concluir que o planejamento e condução de ações fisioterapêuticas pode proporcionar uma melhor aceitação, entendimento e execução de terapêuticas pela população da comunidade da UBS. E os profissionais da saúde, especialmente os fisioterapeutas, possuem a responsabilidade social de promover a manutenção e promoção da saúde de todos os usuários da APS que buscam por atendimento nas unidades de saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.