Introdução: A ampliação da malha viária da cidade de Fortaleza durante o século XX foi regida pelo tipo de planejamento urbano atualmente superado – o planejamento rodoviarista, no qual havia a preponderância do sistema viário e das soluções de mobilidade. Atualmente, o urbanismo como ciência tem colaborado para a desconstrução deste modelo de cidade, buscando propostas mais sustentáveis e coletivas, como a associação entre a mobilidade sustentável e os transportes não-motorizados (principalmente bicicletas), como fator de apropriação da cidade. Objetivo: Assim, o presente artigo tem como objetivo a proposição de uma forma interação com o ambiente natural, usando como estudo o Parque Ecológico do Rio Cocó, através de rede de mobilidade urbana sustentável, buscando intensificar a contemplação e a apropriação de espaços de lazer em ambientes naturais.Métodos: Além da requalificação da avenida de acesso à trilha do parque, é sugerida a instalação de passarelas ecológicas para pedestres e ciclistas, elevadas de forma a impactar o mínimo possível o ambiente do mangue, ao longo de todo o parque, iniciando no bairro Edson Queiroz e terminando próximo à Sabiaguaba. As passarelas serão equipadas com platôs para contemplação e mirantes verticais. O intento é costurar a relação parque-rio-cidade-sociedade, conectando dois grandes patrimônios naturais, o rio ao mar, a Praia do Futuro com a Sabiaguaba. Resultados: Nesse sentido, A mobilidade urbana sustentável interrelaciona-se com a psicologia ambiental, visando o desenvolvimento de laços de afetividade sociedade-cidade que promovam a sensação de pertencimento, relacionadas diretamente com o interesse pela preservação do patrimônio natural inserido na urbe.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.