USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – (TICs) COMO RECURSO FACILITADOR DA PRÁXIS DOCENTE
Autor: Leonardo Manuel de Morais Araújo
Mestre pelo MP Climatologia - Universidade Estadual do Ceará - UECE
E-mail para contato (leon_escriba@hotmail.com)
Área Temática: Prática docente e tecnologias educacionais.
Encontro Científico: XI Encontro de Pós-graduação.
Introdução: Atualmente, algumas práticas docentes em intuições de ensino regular são pautadas pelo tradicionalismo, caracterizado por uma educação compulsória, mecanicista e fragmentada, descontextualizada do processo ensino/aprendizagem comprometendo sua efetividade. Diante de tais dificuldades, as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, através de seu compêndio, fornecer subsídios de transformação e ressignificação da práxis docente, pois como tais tecnologias encontram-se inseridas em nosso cotidiano, podem integrar o trabalho docente aos conteúdos regulares, levando os discentes a entendimentos significativos permeados de criticidade e relevância, cooperando assim com a efetivação do processo ensino/aprendizagem. Objetivo: Revisar e discutir artigos científicos na literatura atual que investigaram o uso das tecnologias da informação e comunicação - TICs como recurso facilitador da práxis docente na educação brasileira contemporânea. Metodologia: Trata-se de uma revisão literária realizada na coleção Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na base de dados de Periódicos Científicos do Google Scholar. Foram selecionados artigos em português, datados entre 2003 e 2020. Os descritores utilizados foram: TICs, Professor, Docência. Educação. Foram excluídas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revisões e artigos não disponíveis online na íntegra. Foram encontrados 37 artigos, e após análises permaneceram 5 estudos, onde os fatores de inclusão foram: TICs como facilitador da práxis docente na educação. Resultados e Discussão: O ensino escolar contemporâneo é baseado em uma herança positivista, pautada na descrição, quantificação e classificação dos fenômenos (KENSKI, 2003). Isso ocasiona dificuldades na docência e problemas de interesse e assimilação por parte dos alunos. Assim, é visível que tal práxis pedagógica mostra sinais de esgotamento e ineficácia (ARAÚJO, 2020). A sociedade está constante transformação, que exigem do ensino, métodos e práticas contemporâneas capazes de propiciar a interação dos sujeitos com as tecnologias estabelecendo novas formas de pensar o mundo (SILVA et al., 2019; ALMEIDA et al., 2020). Tal necessidade ganha mais destaque a partir do final do ano de 2019 em virtude da chegada da Pandemia Mundial de Covid-19 (SARS-CoV-2), conhecida como Coronavírus; tal doença disseminou-se pelo Mundo, causando um grande surto epidemiológico, levando nosso país ao estado de emergência, levando a medidas de proteção individual e coletiva das pessoas, e na adoção de medidas preventivas de isolamento social (SOARES e COLARES, 2020). Nesse interim, a maior parte das instituições de ensino formal paralisaram suas atividades em março de 2020, suspendendo o calendário letivo em escolas, universidades e demais instituições de ensino superior; em segundo momento, tais unidades de ensino continuaram os trabalhos acadêmicos através da modalidade da educação à distância, desenvolvendo ações de ensino e aprendizagem por meios de TICs, visando diminuir atrasos na prática educacional; fato este devidamente autorizado pelo disposto nos § 1º do art. 8º, no § 1º do art. 9º e nos artigos 12 a 14 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB); no § 1º do art. 6º e no § 1º do art. 7º da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei nº 9.131, de 25 de novembro de 1995; na Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020, bem como no Parecer CNE/CP nº 6, de 6 de julho de 2021 situação que permitiu aos sistemas de ensino estaduais e municipais, coordenados pelas secretarias de Educação e pelos conselhos estaduais e municipais de Educação, autorizassem de forma emergenciais, a realização de atividades à distância na educação básica e superior até o fim da pandemia (SOARES e COLARES, 2020). Portanto, fica evidenciado a busca e uso maciço das (TICs) de forma a evitar o atraso e/ou a paralisação definitiva dos processos inerentes ao ensino formal. Destarte, as TICs dotam-se de enorme eficiência, com subsídios eficazes na educação, tornando mídias impressas, dispositivos eletrônicos e tecnológicos, incluindo-se computadores, redes de videotextos, internet, tabletes, livros eletrônicos, smartphones, bancos de dados, satélites de transmissão direta de televisão, aplicativos de mensagens instantâneas: WhatsappTM, TelegranTM , streaming de conteúdos de áudio e vídeo, plataformas e aplicativos digitais como o HangoutsTM, SkypeTM, , FacebookTM, InstagramTM, Zoom Cloud Meetings TelegranTM, Object Oriented Dynamic Learning Environment – MOODLETM , Microsoft TeamsTM,, Google ClassromTM , um verdadeiro ambiente educativo virtual, interligando pessoas em diferentes espaços geográficos; Tal condição pode além de auxiliar, ressignificar a prática docente, promovendo ainda a alfabetização e letramento digitais e oportunizando a inclusão digital (KENSKI, 2003; SOARES e COLARES, 2020). Considerações finais: Muitas vezes, por falta de materiais didáticos e metodológicos específicos para que o professor possa empregar em sua pratica docente, os estudantes acabam não compreendendo, tampouco despertando interesse na educação formal, levando a um processo ensino\aprendizagem desconexa e desestimulante. Nesse sentindo, as TICs, oferecem a prática docente, subsídios que propiciam um ensino consistente que correlaciona saber científico e realidade que transponham tal condição.
Palavras-chave: TICs; Professor; Docência; Educação.
Referências:
ALMEIDA, Rafaela Gomes de; CAVALCANTE, Arnóbio de Mendonça Barreto; SILVA, Emerson Mariano da. Impactos das Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga na Percepção dos Professores da Rede Pública Municipal de General Sampaio - Ceará. Rev. bras. meteorol., São Paulo, v. 35, n. 3, p. 397-405, Setembro. 2020.
ARAÚJO, Maria Leorne Aguiar. As práxis da metodologia ativa em climatologia no ensino fundamental. 2020 b. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.
KENSKI, Vani Moreira. APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 47-56, jul. 2003.
SILVA, Emerson Mariano da et al. A Importância do Ensino de Climatologia nas Ações de Defesa Civil em Regiões de Vulnerabilidade Socioeconômica de Fortaleza/CE. Rev. bras. meteorol., São Paulo, v. 34, n. 3, p. 369-378, Setembro. 2019.
SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 19–41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
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