ATUAÇÃO DO MONITOR NAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS: OSCE NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA MULHER

  • Autor
  • Cid Erisson Silva de Carvalho
  • Co-autores
  • Kathelley Silva dos Santos , Ana Beatriz De Souza Silva , Gabriella Gomes Maruyama , Linicarla Fabiole de Souza Gomes , Uly Reis Ferreira
  • Resumo
  •  

    Introdução: O desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à estrutura curricular do curso de graduação em enfermagem tem requerido estratégias de aprendizagem. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) tem papel fundamental na integração entre teoria e prática, objetivando a aproximação da simulação com realidade clínica e a construção de conhecimentos cientificamente embasados. O docente e o discente avaliam o desempenho e a proatividade dos alunos a partir do início das atividades, durante os julgamentos clínicos, tomadas de medidas e por fim a resolução do caso. Objetivo e métodos: A utilização do OSCE (Objective Structured Clinical Examination) com metodologia para o desenvolvimento de habilidades nos discentes, no qual através de casos clínicos ou de situações hipotéticas eles possam ter a oportunidade de vivenciar um pouco da prática clínica. Resultados:O OSCE como metodologia ativa de aprendizagem é um recurso inovador, tanto para o monitor quanto para os alunos, pois observou-se o desempenho e a dificuldade dos alunos em certos pontos. Notou-se que eles possuem bastante autonomia para a resolução dos casos, encenação e conduta e uma facilidade para simular atendimento, enquanto uma minoria sentiu dificuldades para a resolução dos problemas que lhe foram dados.   Considerações finais: Foi possível ver como discente, o quão é importante uma abordagem diferente e criativa para a construção do conhecimento, e ter essa experiência foi de suma importância para o desenvolvimento de tecnologias futuras, que visam favorecer a aproximação do aluno com conteúdo e a compreensão de condutas clínicas através do estímulo do pensamento crítico. 

  • Palavras-chave
  • Educação Baseada em Competências; Estratégias; Metodologia; Tutoria.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

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Comissão Organizadora

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Thalita do Nascimento Rodrigues

 

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018