Introdução: Dois casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecido como mal da vaca louca, foram registrados em setembro de 2021 no Brasil. Os casos foram registrados em frigoríficos no Mato Grosso e em Minas Gerais, e apesar de se tratar da forma atípica da doença, a versão menos agressiva e menos contagiosa, os acordos internacionais preveem a suspensão das exportações por questões de segurança sanitária, uma vez que a vaca louca é uma zoonose. Objetivo: Relatar os dois casos da encefalopatia espongiforme bovina – EEB – ocorridos no Brasil em setembro de 2021. Métodos: Foram analisadas as reportagens de quatro jornais e trabalhos científicos relacionados à produção de carne no brasil para apresentar a relevância dos dois casos encontrados no nosso país. Com base nessas informações, são apresentados os fatos, impactos econômicos e o que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez para conter a doença. Resultados: os casos atípicos de vaca louca no Brasil são oriundos de alterações idiopáticas e comuns em animais idosos. Não representam risco relevante, pois não estão relacionados com a forma mais agressiva da doença, cuja fonte é o príon encontrado na proteína animal fornecida nas rações para ruminantes. Considerações finais: Apesar de não representar risco a saúde pública, os acordos internacionais preveem a suspensão das exportações em casos de risco de carne contaminada para minimizar quaisquer problemas de contaminação humana com a doença. Enquanto isso as propriedades continuam sob fiscalização dos órgãos competentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.