Introdução: O objetivo deste trabalho é discutir, à luz dos conhecimentos acerca da endocrinologia veterinária adquiridos na disciplina de fisiologia veterinária 2, a resposta fisiológica do organismo ao tratamento associados à condição clínica de um cão cardiopata. Duque, macho, animal sem raça definida (SRD), 13 anos e cardiopata. Dado o impacto do sistema endócrino na fisiopatologia cardíaca, o diagnóstico e tratamento das diversas cardiopatias caninas exigem conhecimentos da endocrinologia, sendo oportuno discutir esse caso, pois envolve processos como o controle da volemia e débito cardíaco, processos que são desregulados pela patologia cardíaca e que podem ser mitigados com fármacos que agem sobre hormônios relacionados a esses efeitos. Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) e diuréticos auxiliam no tratamento minimizando os efeitos das alterações cardíacas. Objetivo: Demonstrar a influência da endocrinologia na mitigação dos efeitos da cardiopatia em cão. Métodos: Apresentar a importância do sistema endócrino sobre a fisiologia cardíaca, a partir de uma revisão de literatura e discussão abordando aspectos observados no presente estudo de caso, cruzando informações que confirmem os efeitos dos fármacos sobre os hormônios que irão auxiliar no tratamento da cardiopatia, reduzindo os efeitos das alterações. Resultados: Conforme exposto anteriormente, os efeitos dos inibidores de ECA e diuréticos estão diretamente relacionados com a mitigação dos efeitos deletérios causados pela cardiomiopatia. Agindo sobre o funcionamento dos rins, é possível manter o controle da volemia para regular o débito cardíaco apropriado para a condição patológica do paciente. Considerações finais: Alterações morfológicas deste tipo causam efeitos irreversíveis ao coração e, se não acompanhadas de tratamento, tornam-se letais em pouco tempo. Portanto o tratamento correto associado a ração especial e acompanhamento veterinário periódico proporciona melhor qualidade de vida para o animal.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.