Introdução: As Academias ao Ar Livre foram implementadas há mais de 10 anos no país, com o intuito de promover sustentabilidade em espaços públicos, maior interação social e diminuição do sedentarismo na população brasileira. São vários os benefícios ligados à prática de exercícios físicos, seja aumento da força muscular, melhora da qualidade de vida e otimização da aptidão física. Entretanto, a adesão engloba vários fatores, sendo eles a disponibilização de um local adequado, acompanhamento contínuo por profissionais de saúde, conforto e segurança. Objetivo: Analisar os efeitos da implementação do Programa Academia ao Ar Livre na promoção de saúde e sustentabilidade. Métodos: Foi realizado uma revisão integrativa durante o mês de setembro de 2021. A busca foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google acadêmico. Foram incluídos artigos dos últimos 05 anos, em português ou inglês, sem restrição quanto ao desenho do estudo. Os critérios de exclusão relacionaram-se a artigos não disponibilizados de forma gratuita. Resultados: Após a leitura na íntegra, 10 artigos foram selecionados para compor esta revisão. Os benefícios da utilização das Academias ao ar livre foram vários, principalmente no âmbito da promoção de qualidade de vida em idosos e controle de doenças crônicas. Ainda há desafios a serem enfrentados na gestão das academias, visto que, não existe, na maioria das cidades, acompanhamento regular de educadores físicos ou fisioterapeutas, além da baixa manutenção das praças e aparelhos. Conclusão: São necessários mais estudos para determinar políticas públicas eficazes na gestão das academias e educação em saúde da comunidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.