O DESENHO ARQUITETÔNICO EM ESCALA REAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO

  • Autor
  • Luiz Mattoso Cattony
  • Co-autores
  • Raquel Magalhães Leite
  • Resumo
  • Introdução: O desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura e se utiliza de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas dentro de normas internacionais. O desenho arquitetônico é a ferramenta de representação gráfica para ilustrar o objeto arquitetônico, onde, em consequência das diferenças de dimensões entre os dois elementos, é necessário criar uma razão entre eles, a qual é chamada escala. No entanto, essa diferença entre objeto e desenho nem sempre é clara para os alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo e na primeira disciplina de Projeto Arquitetônico, onde se encontram pela primeira vez com a necessidade de dimensionar ambientes. Segundo Maciel (2003), o projeto de arquitetura tem premissas próprias como um programa de necessidades a ser atendido, um lugar para implantar o edifício e o modo de construir o mesmo. Essas premissas são elaboradas graficamente em um desenho que funciona como elemento de ligação entre a ideia do projeto e sua construção. A possibilidade de uma experiência do redesenho de um projeto existente em escala real é um meio de aproximar representação e objeto, que para Pallasmaa (2011) coloca o aluno em um contato tátil com o objeto, deixando que o entendimento do projeto seja multissensorial.  Essa experiência também é um modo de ampliar as referências arquitetônicas dos alunos. Piñón (2006) ressalta a importância da cópia dos desenhos como uma ferramenta que contribui com o estudo e aumenta a apropriação da obra por parte do estudante, pois força a identificação das soluções construtivas e o entendimento da proposta de forma geral. Objetivo: O objetivo deste trabalho é investigar em que medida a experiência do desenho na escala real contribui para o ensino e aprendizagem da arquitetura. Metodologia: Este trabalho apresenta o resultado e observação da aplicação de exercício de desenho em escala real de uma unidade habitacional. O desenho foi realizado de forma colaborativa entre os alunos e utilizando o piso do pátio de chegada da Unifametro como superfície base e fita adesiva como elemento de desenho.  Os alunos seguiram as orientações dadas através de desenhos técnicos cotados e impressos em papel e utilizaram trenas para fazer a transposição dos valores. Resultados e Discussão: Durante a disciplina de Desenho Arquitetônico, no semestre 2019.2, foi realizado um exercício de desenho em escala real de uma planta baixa de uma residência onde foi possível observar de forma empírica que a atividade proporcionou uma interação maior entre os alunos, aproximou desenho e objeto possibilitando para a classe uma melhor percepção do espaço e introduziu princípios da construção de edificações. Primeiramente, pôde-se perceber que a realização de uma atividade prática fora do ambiente formal de aula atrai a atenção dos alunos para participar. Esse exercício foi realizado após o período das avaliações e contou com ampla participação. O fato de eles desenharem a residência em etapas construtivas possibilitou uma aproximação dos alunos com o desenvolvimento de uma obra, onde começamos posicionando o edifício no espaço, delimitando o perímetro, desenhando as alvenarias, as esquadrias e por fim inserindo o layout dentro dos ambientes. O desenho na escala real, onde a razão entre objeto e desenho é de um para um, auxiliou na compreensão do que representam as dimensões desenhadas previamente no papel e que serviam de referência. De acordo com Hertzberger (2015) e Lawson (2011) essas experiências são absorvidas criando um grande quadro referencial, como uma biblioteca, que nos permite consultar toda vez que surge um problema e precisamos decidir que caminho tomar.  Este exercício possibilitou que os alunos que participaram tivessem um entendimento mais completo do impacto dos seus desenhos no espaço construído, aprimorando a tomada de decisão na hora de dimensionar os espaços nas disciplinas de projeto. Considerações finais: A realização do exercício de desenho na escala real foi uma atividade que apresentou eficiência ao auxiliar na compreensão da representação e do espaço por parte dos alunos. Infelizmente essa atividade só pode ser realizada uma única vez em função da pandemia de Covid-19. Com base na primeira experiência, as disciplinas de Desenho Arquitetônico e Projeto Arquitetônico I se propõe a dar continuidade no desenvolvimento do exercício para a realização de semestres futuros.

  • Palavras-chave
  • Desenho de Arquitetura; Projeto Arquitetônico; Ensino de arquitetura e urbanismo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

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Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

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