Introdução: A era digital é uma realidade do atual momento. Quanto a monitoria acadêmica, esse contexto solicita atualizações e descobertas de novos recursos. As tecnologias digitais como metodologias de ensino aprendizagem permitem a ministração de aulas mais interativas, dinâmicas e colaborativas. Essas tecnologias digitais inovam as práticas pedagógicas na nova era digital onde também se insere a atuação do aluno monitor. Objetivo: O presente estudo objetivou relatar as contribuições e relevâncias da criação de conteúdos digitais associados às aulas de monitorias. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, baseado nas estratégias metodológicas utilizadas na criação de conteúdos digitais em uma monitoria acadêmica de uma instituição de ensino superior. Resultados: O tipo de metodologia digital mais utilizada foi o Instagram, que possibilitou uma vivência enriquecedora e que transforma o olhar do acadêmico sobre as estratégias de ensino em saúde. A realização de cronogramas para guiar a utilização dessa rede foi muito relevante na atuação do aluno monitor para a associação dos conteúdos digitais à prática da monitoria e tornou-se uma experiência enriquecedora que exige disciplina e criatividade. Também, relatou-se as limitações observadas pelas alunas monitoras em utilizar as metodologias digitais. Considerações finais: Observa-se que a utilização das redes sociais como método de ensino exige práticas e princípios morais e éticos que instigam uma atuação mais consciente, criativa e cautelosa visto o grande impacto e alcance das mesmas. Sugere-se a realização de estudos que façam a análise do aprendizado dos estudantes ao utilizar mídias sociais no ensino.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.