Introdução: Transtornos alimentares podem ser definidos como distúrbios do comportamento alimentar. Estudos indicam que, o distúrbio de comportamento alimentar é comum em pessoas com alterações cardiometabólicas e que assim, pode gerar um estresse do qual faz o indivíduo apresentar um comportamento alimentar de compulsão. Objetivo: O trabalho apresenta o objetivo de revisar evidências da relação entre o transtorno alimentar e alterações cardiometabólicas em adultos. Métodos: O trabalho apresentado é do tipo revisão integrativa. A identificação de estudos sobre transtorno alimentar e alterações cardiometabólicos foi iniciada a partir da busca de informações nas bases de dados, United States National Library of Medicine (PUBMED) e Informação Científica e Técnica em Saúde da América Latina e Caribe (LILACS). Os descritores foram definidos pelos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e usados nas bases de dados em inglês e combinados com os operadores booleanos, conforme descrito a seguir: Binge-eatingdisorder AND MetabolicSyndrome OR Heart Disease Risk Factors. Resultados: Diante os estudos analisados, resultou-se então que o transtorno de compulsão alimentar é o mais prevalente e um importante fator de risco para obesidade e síndrome metabólica. Considerações finais: distúrbios de comportamento alimentar, como o da compulsão alimentar, aumentam o risco para alterações dos componentes da síndrome metabólica, como pressão arterial e glicemia. Além disso, pode favorecer ao ganho de peso ao longo do tempo, gerando aumento da circunferência da cintura, que é um outro preditor de risco cardiometabólico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.