UTILIZAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA ALTERNATIVA NAS MONITORIAS ACADÊMICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Camilla Rêgo de Melo
  • Co-autores
  • Ana Naira Bertine Castor , Sara Jessica Forte Viana , Rinna Rocha Lopes
  • Resumo
  •  

    Introdução: A monitoria acadêmica é uma forma de ensino que auxilia no processo de formação superior nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. É uma estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem, tanto para o monitor, supervisionado por um docente orientador, quanto para o monitorado, fortalecendo seus conhecimentos e práticas. É uma atividade realizada extraclasse, que visa sanar as dúvidas dos alunos e aumentar a prática dos conteúdos estudados. Objetivo: Relatar a experiência de uma monitoria acadêmica acerca da utilização de casos clínicos como ferramenta metodológica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma monitoria acadêmica da disciplina de Cinesioterapia 1. As monitorias acadêmicas acontecem no Laboratório 1 de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro – Unifametro, para a turma de Cinesioterapia 1 Manhã. A atividade foi elaborada previamente pelo monitor se embasando cientificamente a respeito da metodologia,  foi confeccionado casos clínicos referentes às técnicas terapêuticas vistas no conteúdo da disciplina. Sendo 11 casos no total, englobando Tronco, Membro superior e Membro inferior, com diversas patologias e condições de saúde. No dia, compareceram 16 alunos. Onde 10 participaram da prática, e o restante participou como ouvinte. Cada aluno que quis participar, ficou responsável por um caso, fez a leitura e apresentou o possível plano de tratamento baseado na teoria vista nas outras monitorias, e exemplificou o exercício escolhido numa pessoa/modelo. No momento da dinâmica, o monitor auxiliou os alunos que apresentavam dificuldade, direcionando e auxiliando nas técnicas.  Resultados e Discussão: Numa disciplina como a Cinesioterapia, é de extrema importância que o monitor busque metodologias que incentivem os alunos a trabalharem o raciocínio clínico e ajudem a visualizar a prática futura de atendimentos. A presente metodologia possibilita ao monitor abranger todos os conteúdos da disciplina e ainda relacionar a teoria e a prática de uma maneira mais didática. Essa experiência proporcionou ao monitor mostrar a vivência desde a atenção primária, secundária e terciária aos alunos que ainda não vivenciaram, além das práticas adquiridas ao longo da graduação, explorar a criatividade, raciocínio clínico e abordagens diversas de tratamento e metodologia. Proporcionou também ao monitor aprofundar e dominar os assuntos na montagem dos casos clínicos e a direcionar os alunos nas práticas e a sanar as dúvidas. Além disso, a monitoria tende a preparar o discente-monitor para sua formação futura como docente. Considerações finais: Para o monitor, essa metodologia foi de extrema importância para alinhar tudo o que foi visto na teoria aplicada à prática. Além de proporcionar uma experiência essencial para futura docência, onde é necessário organização e planejamento das aulas, além da criatividade para novos métodos de ensino. Logo, o monitor tornou-se um pouco mais preparado acerca dos conteúdos e do processo de ensinar. Além da satisfação em auxiliar nas práticas dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Monitoria Acadêmica, Casos clínicos, Cinesioterapia, Educação superior.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à PesquisaVIX Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaXI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021

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Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

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