Introdução: Com crescente aumento da produção de peixes ornamentais e da aquariofilia, abre-se um mercado para profissionais qualificados que atendam a demanda de cuidados clínicos e biosseguridade para estes animais. Sob cuidados humanos, os peixes ornamentais a fatores estressantes, relacionados ao manejo e à manipulação, levando à imunossupressão e facilitando a ocorrência de doenças parasitárias, entre elas as ectoparasitoses. Existem diversos ectoparasitas que podem ser encontrados em peixes de água doce e estes podem ser diagnosticados a partir de exames como o raspado de pele e biópsia de brânquias. Objetivo: Identificar a ocorrência de ectoparasitas em peixes ornamentais provenientes de um criador comercial no município de Fortaleza. Métodos: Foi realizado um levantamento de fauna ectoparasitária destes peixes ornamentais oriundos de um criador comercial, a partir da utilização de exames de rotina da clínica de organismos aquáticos: o raspado de pele e a biópsia de brânquias. Neles é realizada a observação à microscopia óptica do muco cutâneo e dos filamentos branquiais, buscando evidenciar a presença de ectoparasitas. Resultados: Foi possível encontrar nos exames de raspado de pele e biópsia de brânquias a presença de Ichthyophthirius multifiliis e Dactylogyrus spp. Foi identificado Ichthyophthirius multifiliis em 5 indivíduos e Dactylogyrus spp. em 7 indivíduos, além de infecção mista em 1 indivíduo. Muitos animais do estudo, apresentaram sinais clínicos característicos de infestações por ectoparasitas, como, excesso de muco na pele, pontos brancos nas nadadeiras e comportamento de flashing. Considerações finais: Conclui-se que os ectoparasitas foram identificados no criadouro observado e ressalta-se a necessidade de mais estudos para determinar sua prevalência a nível municipal e estadual.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2021!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIX Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-graduação e II Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2021
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Douglas Joca Paiva
Francisco Igor da Costa Meneses
Juliana Pereira Pessoa
Letícia Feitosa de Almeida
Nicoly França Filgueiras
Raphaela Alves Eleuterio Sobral
Sérgio Murilo Costa
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.